em

Chuvas em véspera de Finados devem ampliar serviço de ‘luto à distância’

O serviço de ornamentação nos túmulos tem sido muito procurado por familiares que não moram na cidade (foto: José Aldinan)

O feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro, movimenta os cemitérios em todo o Brasil. Os locais são visitados por familiares que prestam homenagens aos parentes e amigos já falecidos.

As flores se tornaram símbolo dessa homenagem e saudade. O comércio das mais diversas flores em frente aos 21 cemitérios de Ponta Grossa é reforçado nos dias 1 e 2 de novembro, e se tornou uma alternativa de renda extra para muitas famílias.

Em Ponta Grossa, em frente ao Cemitério Municipal São José, diversos ambulantes têm lugar reservado para vender as flores durante o feriado. Além da venda de flores, o serviço de ornamentação nos túmulos tem sido muito procurado por familiares que não moram na cidade e que desejam prestar homenagens aos entes queridos já falecidos.

Serviço de ‘luto à distância’

O ambulante Marcos Moloto, que atua há 8 anos em frente ao cemitério municipal, conta que o trabalho de ornamentação com flores nos túmulos começa às 5 da manhã. “Nossa equipe coloca os arranjos nos túmulos e deixa tudo como combinado e contratado pela família. É uma forma de homenagem para quem não pode estar aqui por conta da distância e também pelo mau tempo”, comenta.

Moloto ainda conta que as flores ficam em uma câmara fria para que possam ter maior durabilidade. “Cada tipo de flor tem suas características de duração. Algumas duram dois dias e outras até duas semanas. Fazemos os arranjos de acordo com o gosto dos clientes. Os valores também cabem em todos os bolsos”, finaliza.

Renda extra

Paloma Araújo, de 30 anos, faz as vendas de flores somente nos dias 1 e 2 de novembro há 5 anos. “É uma renda extra que consigo fazer aqui. Eu vendo as flores e as velas. Espero que o tempo ajude para que no feriado as pessoas venham até o cemitério”, explica. Paloma leva o filho de cinco meses para ficar com ela nestes dias. “Acaba sendo uma alegria ter a companhia dele aqui. As pessoas sempre abrem um sorriso quando olham para o Ícaro. Acaba fazendo o dia de quem passa um pouco melhor”, finaliza.

Paloma Araújo, de 30 anos, faz as vendas de flores somente nos dias 1 e 2 de novembro há 5 anos (foto: José Aldinan)

Significado das flores

O Dia de Finados é uma data marcada, principalmente, por homenagens. As flores possuem significado nessas homenagens para as pessoas que já faleceram. Os crisântemos, por exemplo, carregam o simbolismo que representa o ciclo da vida, o renascimento e a esperança. Além disso, uma flor que não é muito comum, mas tem simbolismo forte de adoração e devoção é o girassol. Ele representa a fé de que a alma da pessoa falecida encontrou a luz divina.

Leia mais: PRF inicia Operação Finados 2023 com reforço no policiamento ostensivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.