em

Chuva causa estragos e alagamentos em bairros de PG

A chuva forte, registrada entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (30), causou diversos estragos em bairros de Ponta Grossa e mobilizou a Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, somente nas primeiras horas do dia, foram registradas 17 ocorrências em diferentes bairros da cidade. Segundo a Defesa Civil, foram 12 situações de alagamentos; dois destelhamentos; um deslizamento e uma queda de muro.

"Felizmente, ninguém ficou ferido, mas vamos continuar monitorando todas essas regiões com o apoio do Corpo de Bombeiros", disse o coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Alessandro Macedo.

Até às 10 horas da manhã de quinta, o Simepar já havia registrado 36 milímetros de chuva em Ponta Grossa. O valor é significativo, de acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, levando em consideração que a quantidade registrada se deu em um curto período de tempo.

Acima da média

Em geral, o mês de maio registrou 175 milímetros de chuvas, 50% a mais que a média do mês em Ponta Grossa, que é de 116 milímetros. "Ainda tem muita chuva prevista para os próximos dias. A sexta-feira (31) dará origem a uma frente fria que vai atingir várias regiões, por isso, a chuva irá persistir nesta sexta e sábado, acompanhada de raios, rajadas de vento e, possivelmente, situações de alagamentos", alertou o meteorologista.

Já a chegada do frio rigoroso na região dos Campos Gerais está prevista para a próxima segunda e terça-feira (4). "Ainda não temos a confirmação de geada mas, com certeza, irá esfriar bastante com temperaturas abaixo dos 10 graus", disse Reinaldo.

Paraná

No Paraná, mais de sete mil pessoas, de oito municípios paranaenses, foram afetadas pelo temporal no Paraná na madrugada de quinta-feira. Em Guarapuava, na região central, foi registrada a morte de uma criança, de oito meses, devido ao desmoronamento de um muro.

Segundo boletim emitido pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba e os municípios de Rio Branco do Sul, Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, todos na região metropolitana da capital, além de Guarapuava e de União da Vitória.

Na Grande Curitiba, o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.