Menu
em

Chance do Grêmio enfrentar o Operário no ano que vem é de 97%

Torcida do Grêmio na Arena em Porto Alegre

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O torcedor brasileiro vive a expectativa pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (9), a partir das 21h30, dez jogos ocorrem simultaneamente. Quatro deles vão definir os dois clubes que vão se juntar a Chapecoense e Sport entre os rebaixados. A equipe com maior possibilidade de queda é tradicional. A chance de rebaixamento (e de enfrentar o Operário Ferroviário em 2022) do Grêmio é de 97,5%.

O cálculo é de especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesma estatística coloca o Bahia com 51,8%, o Juventude com 48,1% e o Cuiabá com 2,7%. Nenhum outro time tem possibilidade matemática de queda.

Mesmo com somente uma derrota nos últimos cinco jogos, o Grêmio está em situação bastante delicada. O tricolor soma 40 pontos e ocupa a 18ª posição. Os gaúchos jogam em casa na última rodada e pegam o líder e campeão Atlético Mineiro. O Galo não tem mais o que fazer no campeonato, o que pode ‘facilitar’ a missão gremista. Porém, o técnico Cuca promete respeito à competição.

“Temos que respeitar o campeonato até o fim. Envolve Cuiabá, Bahia, Juventude, disputas contra o rebaixamento, pela permanência. Depois vamos pensar no time da final da Copa do Brasil”, disse o treinador do Atlético Mineiro.

Só que para o Grêmio não basta ganhar do Galo. O time gaúcho precisa ganhar e torcer para que tanto Juventude quanto Bahia percam seus compromissos no mesmo horário. O Juventude (17° colocado, com 43 pontos) pega o Corinthians – já classificado para a Libertadores – em Caxias do Sul. O Bahia (16°, também com 43) visita o Fortaleza. A equipe cearense também está assegurada na Libertadores.

Caso a combinação aconteça, o Grêmio vai se igualar em pontos aos dois rivais, mas vai passar em número de vitórias – primeiro critério de desempate. Atualmente o time gaúcho tem 11 triunfos, o Juventude tem 10 e o Bahia soma 11.

Cuiabá

O Cuiabá (MT) não interfere na vida do Grêmio, mas pode cair no lugar de Juventude e Bahia. Se o time mato-grossense perder fora de casa para o Santos, vai ficar estacionado nos 46 pontos. Na hipótese de vencerem seus compromissos, Juventude e Bahia também chegam a 46. Nesse cenário, o Cuiabá terá menos vitórias do que os adversários diretos e retornaria para a Série B na 17ª colocação do Brasileirão. Por outro lado, um simples empate na Vila Belmiro salva o ‘Dourado’ da queda.

Ficha Técnica

Grêmio: Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Campaz; Jhonata Robert (Douglas Costa), Ferreira e Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini

Atlético Mineiro: Rafael; Guga, Igor Rabello, Nathan Silva e Dodô; Tchê Tchê, Alan Franco e Hyoran; Savarino, Calebe e Eduardo Sasha. Técnico: Cuca

Data/Horário: 09/12/2021 (quinta-feira), às 21h30
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Raphael Claus (FIFA/SP) auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Daniel Luís Marques (SP) | VAR: Wagner Reway (PB)

38ª rodada

09/12 (quinta-feira)

21h30 – Grêmio x Atlético Mineiro
21h30 – Fortaleza x Bahia
21h30 – Juventude x Corinthians
21h30 – Santos x Cuiabá
21h30 – Fluminense x Chapecoense
21h30 – América Mineiro x São Paulo
21h30 – Atlético Goianiense x Flamengo
21h30 – Palmeiras x Ceará
21h30 – Red Bull Bragantino x Internacional
21h30 – Sport x Athletico

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile