Menu
em

Chance de acesso do Operário cai para menos de 3% na Série B

Foto: André Jonsson/OFEC

O técnico do Operário Ferroviário, Matheus Costa, deu indícios de ‘jogar a toalha’ na entrevista coletiva que concedeu após a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta. A chance de acesso do Fantasma caiu para menos de 3% após sequência de resultados negativos. São cinco jogos sem vencer e, atualmente, a equipe está mais próxima da zona de rebaixamento que do ‘G4’. A chance de alento é neste sábado (25), a partir das 17h30, quando o time entra em campo contra o Confiança, em Aracaju (SE).

No entanto, o futebol apresentado não traz boas perspectivas nem nos torcedores mais otimistas. Nas redes sociais, os alvinegros desejam que o Operário chegue o quanto antes aos 45 pontos para evitar uma queda de divisão. Faltam 11 pontos para esta marca que precisa ser atingida em 13 rodadas restantes.

O rebaixamento parece improvável, mas o acesso também. Matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostram que a chance do Fantasma terminar a Série B no ‘G4’ está em 2,7%. Já a plataforma ‘Chance de Gol’ é mais pessimista: 1,3%.

“[A situação] nos distancia da possibilidade de brigar pelo G4. A responsabilidade é do treinador. Quando o resultado não vem, a responsabilidade é inteira, única e exclusivamente minha”, disse Matheus Costa após o revés para a Ponte.

No atual cenário, o Operário precisaria atingir margem de 61 a 63 pontos para conseguir o acesso· Seriam pelo menos 27 pontos. É possível vencer 9 de 13 jogos?

Longe de casa

Para dificultar, o Operário, que iniciou a rodada em 11° com 34 pontos, tem dois compromissos consecutivos fora de casa. Ambos contra times que brigam contra o rebaixamento: Confiança, em Sergipe, e Vila Nova, em Goiás.

Para o primeiro jogo, neste sábado, o Fantasma conta com a volta do volante Leandro Vilela. Em contrapartida, perde o zagueiro Rodolfo Filemon e o lateral esquerdo Djalma Silva. Os dois cumprem suspensão pelo terceiro amarelo. Fábio Alemão e Fabiano são os substitutos. Em outros setores há dúvidas.

Matheus Costa deu sinais de que gostou bastante da produção ofensiva da equipe no segundo tempo contra a Ponte Preta. “No primeiro tempo não fomos coletivamente fortes. No segundo, com as mesmas características individuais, fomos coletivamente fortes”, observou.

Na ocasião, ele promoveu no intervalo as entradas de Alan e Rafael Oller. Seriam alternativas para fomentar o ataque. Quem deve perder espaço é Rafael Longuine, que não rendeu nos 45 minutos iniciais diante da Macaca. Já Oller poderia ocupar vaga de Felipe Garcia.

Ficha técnica

Confiança: Rafael Santos; Jonathan Bocão, Nirley, Adalberto e João Paulo; Madison, Rafael Vila (Vinícius Barba) e Jhemerson; Ítalo, Willians Santana e Tiago Reis. Técnico: Luizinho Lopes

Operário: Simão; Alex Silva, Fábio Alemão, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo Santos (Alan) e Marcelo; Thomaz Santos, Felipe Garcia (Rafael Oller) e Paulo Sérgio. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário: 25/09/2021 (sábado), às 17h30
Local: Arena Batistão, em Aracaju (SE)
Arbitragem: Diego Pombo Lopez (BA) auxiliado por Jucimar dos Santos Dias (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA) | VAR: Vinícius Furlan (SP)

Brasileiro – Série B
26ª rodada

24/09 (sexta-feira)

19h00 – Goiás 1 x 2 Vila Nova
19h00 – Remo 1 x 0 Náutico
21h30 – Brusque 0 x 1 Vasco

25/09 (sábado)

16h00 – Londrina x Vitória
17h30 – Confiança x Operário
18h30 – CRB x Avaí
21h00 – Coritiba x Guarani

26/09 (domingo)

16h00 – Cruzeiro x CSA
18h15 – Ponte Preta x Brasil-RS
18h15 – Botafogo x Sampaio Corrêa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile