em

Cerejeiras vão homenagear vítimas da covid em Ponta Grossa

Foto: Fabio Ansolin

Cerejeiras brancas vão homenagear vítimas da covid em Ponta Grossa. O trio de árvores foi plantado em frente à Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dona da iniciativa. Só em Ponta Grossa são mais de 1,2 mil vidas perdidas em decorrência da doença pandêmica, além de centenas de contaminados que estão em recuperação.

Muitas mãos trabalharam no plantio, realizado na Primavera: reitor, servidores, professores, pró-reitores e outros membros da gestão da Universidade estiveram na ação.

“As cerejeiras, no Japão, são símbolo da resistência e da resiliência. Neste momento de pandemia, em homenagem a todos que sobreviveram e em memória a todos que morreram, estamos plantando essas belas árvores para que elas possam florir aqui em nosso Campus”, diz o reitor Miguel Sanches Neto. As mudas plantadas em frente à Reitoria foram adquiridas em Porto Amazonas.

Foto: Fábio Ansolin

As cerejeiras que vão homenagear as vítimas da covid podem alcançar altura de 4 a 10 metros. Elas mudam de cor conforme a estação. As folhas surgem bronzeadas, se tornam verdes e mudam para amarelo ou vermelho no outono, antes de cair.

No fim do inverno surgem as flores, que são brancas na variedade plantada neste local do Campus Uvaranas. A florada dura apenas alguns dias.

“Para as vitimas da covid-19 é nossa homenagem. Aos sobreviventes irá simbolizar toda a superação deste momento único da nossa história”, enfatiza o prefeito do Campus, Eduardo Pereira.

Foto: Fábio Ansolin

Além das árvores, uma placa vai completar e eternizar a homenagem. Nela haverá um haicai de Matsuo Bashō, um dos mais ilustres poetas japoneses:

não esquecer
que até na mata mais cerrada
desabrocham flores de cerejeira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.