Menu
em

Cei encerra oitivas com secretário da Saúde e diretor da 3ª Regional

Foto: José Aldinan)

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, e o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, prestaram depoimento nesta quinta-feira (25) à Comissão Especial de Investigação (CEI) da Saúde, instaurada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa para apurar supostas irregularidades encontradas em auditoria da 3ª Regional de Saúde no funcionamento do Hospital Municipal e UPA Sant’Ana.

Respondendo a questionamento do vereador Filipe Chociai (PV), presidente da CEI, se as 21 irregularidades apontadas na auditoria feita pela Regional de Saúde, afetou a eficiência dos serviços prestados, o diretor da 3ª Regional da Saúde ressaltou que a auditoria teve dois componentes – um analítico e operativo. Ele explica que o trabalho foi demandado pelo setor de auditoria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no sentido de reorientar o contrato existente entre Sesa e prefeitura. “A auditoria é feita com base em um checklist. A não fixação de documentos em locais visíveis traz riscos aos pacientes? Não, mas é um procedimento que deve ser seguido. A auditoria não tem caráter punitivo, mas é um componente pedagógico, para que o serviço possa se adequar às normas, que são instituídas pela Anvisa e Ministério da Saúde”, explica. Dos 21 apontamentos feitos na auditoria, explica Xavier, a grande maioria não prejudica a qualidade do serviço prestado. “Pelo contrário, a própria auditoria mostra o engajamento da equipe”, frisa. Entre os problemas apontados na auditoria estiveram ausência de serviços contratados com o Estado do Paraná no HM, ausência de licença sanitária e alvará de localização e funcionamento do Hospital Municipal e UPA Sant’Ana; equipamentos inoperantes e ausência de equipamentos; assim como falha na identificação e segurança dos pacientes; entre outros.

Questionado pela vereadora Joce Canto (PSC), Rodrigo Manjabosco aponta que a Secretaria já ajustou algumas situações apontadas na auditoria. “Já resolvemos vários problemas apontados. A parte documental, por exemplo, que precisava ser afixada de forma correta e clara, já foi resolvida. Mas, também há alguns itens apontados na auditoria que a secretaria discorda e respondeu à 3ª Regional argumentando os motivos”, aponta. Entre os problemas apontados na auditoria está a infraestrutura precária do Hospital Municipal. “É um desejo nosso aproveitar melhor a estrutura, fazer manutenção. Mas, o problema esbarra na viabilização de recursos para isso. Investir nisso, neste momento, significa que vai fazer falta em outras coisas”, cita o secretário de Saúde. Segundo ele, desde que foi inaugurada a UPA Sant’Ana presta recorde de atendimentos, com mais de 300 pacientes atendidos ao dia.

Para Chociai, os depoimentos ajudarão a CEI e ter os fundamentos necessários para a confecção do relatório final. Além de Chociai e Joce Canto, integram a CEI os vereadores Divo (PSD), Jairton da Farmácia (DEM), e Ede Pimentel (PSB), relator da comissão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile