em

Catedral Sant’Ana sedia evento sobre migração em PG

Foto: Divulgação

Até o próximo domingo (25) ocorre a 38ª edição da Semana do Migrante em Ponta Grossa, que neste ano traz como tema ‘Migração e Soberania Alimentar’. O evento iniciou no último dia 18 com uma celebração na Catedral Sant’Ana, presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi.

Migração

A inauguração da 38ª semana contou com a presença de cubanos, venezuelanos e um haitiano, além de integrantes da Caritas Diocesana de Ponta Grossa.

“Para o migrante, pátria é o lugar que lhe dá o pão, diz o subtema da Semana do Migrante deste ano. Que coisa mais profunda, mais verdadeira. Acolhamos a Palavra de hoje e peçamos a Deus que olhe os que passam por dificuldades em função da migração”, enfatizou o bispo.

Caritas Diocesana de PG

Em 2023, a Caritas recebeu mais de 200 migrantes e realizou mais de mil atendimentos. A principal demanda é o serviço de regularização migratória e a busca por oportunidade de trabalho.

“Eles precisam e querem muito trabalhar para organizar a vida deles na cidade. Fazemos a sensibilização de empresas, que já estão nos ligando e oferecendo vagas. Também procuramos empresas que tenham vagas abertas, além de termos uma parceria com a Agência do Trabalhador. Em agosto, inclusive, faremos uma feira de empregabilidade para migrantes. Tudo para colaborar com eles”, contou a assistente social da Caritas, Érica Francine Clarindo.  

38ª Semana do Migrante

Há mais de três décadas, a Semana do Migrante mobiliza pessoas, grupos e comunidades para ações que promovam acolhida, integração, defesa de direitos, além de partilha, no campo das experiências multiculturais de todos os povos.

Como parte da 38ª Semana do Migrante, ocorre a exposição de fotos ‘Ponta Grossa pelo Olhar dos Migrantes’, que vai até o dia 30. O vento tem como parceiro a Secretaria Municipal de Cultura e pode ser vista na sala de exposições da Praça Barão do Rio Branco, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Programação

Nesta segunda (19), a Caritas Brasileira lançou a Campanha ‘Juntos Contra a Xenofobia: Acolher com Respeito e Garantir os Direitos’. A ação pretende sensibilizar o acolhimento e respeito com as comunidades migrantes e refugiadas que estão no Brasil.

Integrada com a campanha global da rede Caritas no mundo Together We, o movimento visa aproximar as pessoas para realizar novas ações e iniciativas, especialmente de base, que combatam a pobreza, restituam a dignidade às pessoas excluídas e protejam a natureza, no espírito da ecologia integral, por meio de comunidades de cuidado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.