Menu
em

‘Casa Villa Branda’ é tombada em Ponta Grossa

Imóvel da década de 1920 chama atenção pelos detalhes. Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, nesta semana, o tombamento de imóvel localizado na Rua Sete de Setembro, nº 435. A preservação da denominada “Casa Villa Branda” procura destacar sua importância arquitetônica, e seria um “retrato da ascensão social da cidade em determinado período”, conforme detalhado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac).


Um aspecto curioso do tombamento é que ele só foi informado em Diário Oficial do Município na última terça-feira (19), embora sua sessão de tombamento tenha ocorrido em 23 de agosto de 2021. Foram quase oito meses desde a sessão até a divulgação do resultado da votação pelo órgão oficial.


Do ponto de vista histórico, o imóvel em questão foi construído na década de 1920, por Joaquim Antonio dos Santos Loyola, médico, empresário e político influente que era irmão da segunda esposa de Vicente Machado, o qual deu nome à principal avenida no Centro de Ponta Grossa. Loyola exerceu medicina na Santa Casa e no antigo Hospital 26 de Outubro, tendo atuado na equipe do Dr. Francisco Búrzio.

Arquitetura

No aspecto arquitetônico, a casa, atualmente de propriedade da Família Gasparetto, possui torre circular, telhado com beiral, arcos plenos, revestimento de pedras no contorno das entras e nas quinas das paredes. O jardim tem banco revestido com azulejos e o estilo geral é neocolonial baseado no estilo californiano. Ao final, os conselheiros decidiram por 12 votos favoráveis e quatro contrários, pelo tombamento. O imóvel fica localizado no Quadrilátero Histórico do Município. Na mesma sessão, foi retirada do inventário para tombamento imóvel na Rua General Carneiro, 512, denominado “Casa dos Arabescos”.

LEIA NO DCMASI: Prefeitura de PG divulga detalhes de novo ônibus em teste

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile