em

Casal de gambás é adotado por colégio no Núcleo Borsato

Gambá que fixou morada no Colégio Estadual Eugênio Malanski, em Ponta Grossa.

Um casal de gambás de orelhas brancas passou a ter como moradia o Colégio Estadual Eugênio Malanski, no Núcleo Borsato, no Cará-Cará. O colégio adotou o casal de marsupiais e publicou em seu perfil oficial no Facebook fotos, vídeos e o seguinte texto:

“Temos uma família de gambazinhos morando no terreno da escola. Pedimos a todos que não maltratem os animaizinhos. Eles estão sendo monitorados e caso vejam algum dos filhotes pela área, comuniquem a escola para que os órgãos oficiais seja acionados. Os gambás são animais silvestres benéficos para nós, pois se alimentam de escorpiões, cobras e aranhas. Desde já agradecemos a cooperação”.

Os gambás, tanto os de orelhas pretas como brancas, são duas das 62 espécies de marsupiais brasileiros identificadas e estudadas. Entre elas também estão a cuíca e a catita. Há divergências sobre o número correto de espécies marsupiais no Brasil. O livro Marsupiais do Brasil, da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, identifica 62 espécies.

Conteúdo publicado no perfil oficial do colégio no Facebook

Casal de gambás: os marsupiais

Marsupiais são mamíferos com uma bolsa na parte ventral da fêmea, na qual os filhotes são abrigados e amamentados até completar o seu desenvolvimento. Eles nascem quando ainda mais parecem embriões e se dirigem à bolsa materna, onde se desenvolvem e, aos poucos, saem e voltam, até se tornarem independentes.

O livro Marsupiais do Brasil – Guia de identificação com base em caracteres morfológicos externos e cranianos, foi escrito pelos biológos Michel Faria, Rayque Lanelas e Cibele Bonvicino e comercializado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Foi editado em junho de 2020.

Ela descreve hábitos, habitats, características físicas (presença e ausência de marsúpio, número de mamas, medidas, informações cranianas) e distribuição pelo território brasileiro.

O casal de gambás que fez morada na escola tem hábito noturno e crepuscular. Procura abrigo em ocos de árvores, raízes e embaixo de troncos caídos. É tolerante a áreas urbanas, terras cultivadas e zonas desmatadas. Pode ser encontrado com facilidade inclusive nos forros de casas.

Marsupiais famosos

O marsupial mais famoso no mundo talvez seja o canguru, que vive na Austrália. O coala, que também vive naquele país, é outro. Essa espécie dorme cerca de 22 horas por dia e se alimenta de folhas de um eucalipto australiano super-venenosas. Enzimas do coala neutralizam a toxidade das folhas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.