em

Casa da Indústria (Fiep) realiza encontro de empresários

Encontro debateu o futuro da indústria no processo de retomada pós pandemia.

Foto: Divulgação

A Casa da Indústria, do Sistema Fiep, realizou a primeira reunião conjunta entre os seus sindicatos, no auditório do Senai. Empresários e lideranças discutiram o futuro patronal da indústria em Ponta Grossa no pós-pandemia.

O presidente do Sindimetal e SindiMadeira, Álvaro Scheffer, falou sobre a importância do engajamento sindical no âmbito patronal, e não apenas no aspecto do relacionamento laboral, mas que também é preciso pensar nas dificuldades comuns que as indústrias têm e terão devido aos impactos gerados pela pandemia. Apontou, ainda, outros problemas de ordem econômica e de mão de obra previstos para o momento atual.

“Vamos enfrentar um novo normal de serviço. Com o mercado reaquecido, teremos uma disputa de mão de obra grande e isso pode gerar um desequilíbrio salarial. Teremos que estar preparados e investir em qualificação. Nas reuniões setoriais podem surgir outras ideias que contribuam com todo o setor da indústria”, disse Scheffer.

Scheffer reforçou a importância da participação de mais empresas e do engajamento de jovens empresários. “Precisamos preparar gente nova para o futuro dos setores. Temos muitos temas para discutir. Precisamos ter participação. Precisamos de massa crítica de participação”, acrescentou.

Foto: Divulgação/ Casa da indústria- Fiep

Juliana Bacarin, gerente de relações sindicais da Federação, representou a entidade reforçou o compromisso da Fiep com a Casa da Indústria como um canal para a entrada de demandas e entregas de soluções ao setor industrial. “O foco do Sistema Fiep é o atendimento de excelência para o setor e a Casa da Indústria é uma importante ferramenta para que isso ser uma realidade”, disse a gerente.

Foto: Divulgação/ Casa da indústria- Fiep

A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, discorreu sobre as vantagens e serviços disponíveis para as empresas sindicalizadas. Segundo ela, além da representação patronal e assessoria jurídica preventiva, a entidade conta com um clube de vantagens com instituições de saúde e educacionais, entre outros segmentos que oferecem descontos não apenas para os empresários, mas também para seus colaboradores. “Todos esses serviços da Casa e dos parceiros são para serem usados e nossa equipe tem como função dar o retorno ao investimento sindical vindo das indústrias”, observou.

A Casa da Indústria atua ativamente na defesa dos interesses do setor em um trabalho de relações governamentais, tanto com o Poder Executivo, quanto o Legislativo. “Este é um trabalho que nem sempre aparece, mas que influencia no destino da indústria em nossa cidade”, disse Priscilla.

Foto: Divulgação/ Casa da indústria- Fiep

Darcy Miara, presidente do Sindipan, observou que as relações governamentais é uma ferramenta importantíssima no atual contexto, na defesa dos interesses da indústria. “Além de um trabalho direto com o poder público é necessária uma maior participação nos conselhos municipais. Para defender a indústria, precisamos ser ativos no processo de decisão e para isso, precisamos participar”, disse.

Primeiro emprego

O encontro contou com a presença do diretor da agência do trabalhador, Adriano Gonçalves, que representando a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, falou sobre o Programa Municipal do Primeiro Emprego (PROMPE), que oferece benefícios tributários para as empresas que aderirem a iniciativa e oportunizarem vagas de trabalho para jovens que não tiveram registro em Carteira de Trabalho.

Foto: Divulgação/ Casa da indústria- Fiep

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.