em

Carambeí é tricampeão do Amador de Ponta Grossa

Festa com a 'Família Carambeí'. Foto: Divulgação

Na emoção da disputa de pênaltis, o Frísia/Carambeí derrotou o Ypiranga, de Palmeira, faturou a edição 2021 e se consagrou tricampeão do Amador de Ponta Grossa. Na decisão fora de casa, o time da ‘cidade holandesa’ precisou superar o fator psicológico. Isso porque havia perdido a partida no Estádio João Chede por 3 a 1 no tempo normal. Como os carambeienses haviam vencido o jogo de ida por 2 a 0, as penalidades máximas decidiram mais um campeão do Amador.

Ary, Di Maria, Nando e Leozinho acertaram as cobranças do Frísia/Carambeí, enquanto Graxa, William e Tinho balançaram a rede pelo lado do Ypiranga. No entanto, Fabrício e Edimar desperdiçaram cobranças para os donos da casa e determinaram o revés por 4 a 3 na disputa.

Com o resultado, o Carambeí conquista a terceira taça do Amador de Ponta Grossa. É a segunda consecutiva. Na temporada passada, o time havia superado o Santa Paula/Unibox também em cobranças na marca da cal.

Já o primeiro ‘caneco’ veio em 2013, quando a equipe superou o América Pontagrossense. Naquela oportunidade, o elenco de Carambeí contava com o atacante Lucas Batatinha. Ele se destacou a ponto de ser contratado pelo Operário Ferroviário no ano seguinte para a disputa do Campeonato Paranaense.

O Ypiranga, por sua vez, fica no ‘quase’ pela segunda temporada consecutiva. Há um ano havia perdido na semifinal para o próprio Carambeí. Em 2019, o time de Palmeira havia conquistado o título pela primeira vez.

O jogo

Ciente que precisava reverter o placar sofrido no jogo de ida, o Ypiranga se jogou para cima do adversário e marcou o primeiro com Fabrício, de cabeça, aos 20 minutos da primeira etapa. O segundo veio aos 40 minutos com Gilly.

O alvirrubro de Palmeira chegou a colocar a mão na taça quando abriu 3 a 0. Renan balançou a rede ainda nos minutos iniciais do segundo tempo.

O Carambeí precisou correr atrás e o esforço deu certo. Léo diminuiu a vantagem do rival aos 30 minutos da etapa complementar e forçou a disputa de pênaltis.

Venceu o melhor…

Apesar de todo o equilíbrio durante a temporada 2021 (que terminou neste início de 2022), o Campeonato Amador de Ponta Grossa consagrou como campeão o clube que teve a melhor campanha desde a primeira fase.

O Frísia/Carambeí liderou o Grupo A com 20 pontos somados e foi o único invicto na etapa de grupos da competição. Houve momentos de fraqueza no mata-mata. Tanto que a equipe perdeu o direito de fazer a segunda partida da decisão dentro de casa. No entanto, o time sempre demonstrou poder de reação, assim como ocorreu na finalíssima.

No geral, os carambeienses fecharam o Amador 2021 com nove vitórias, quatro empates e uma derrota. O ataque marcou 51 gols e a defesa sofreu 20. O centroavante Ary terminou como artilheiro com 26 gols – mais da metade dos tentos marcados pela equipe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.