em

Campeonato Amador de Ponta Grossa tem recorde de inscritos

Foto: Michel José Rosa

O ‘futebol de várzea’ de Ponta Grossa vai ter uma disputa intensa pelo caneco na temporada 2021. A Liga de Futebol (LFPG) confirmou a presença de 19 clubes no Campeonato Amador. A oficialização veio após a realização do Conselho Arbitral da competição e a inscrição de última hora da Esportiva W3. Este é o maior número de inscrições prévias dos últimos 18 anos. O recorde é de 21 times em 2003.

Destaque fica por conta da confirmação de novatos e equipes que estão de volta como o Ajax Pontagrossense, o Pinheiral Campinas, o União PG, o União Atlética Tibagiana e o Bar do Rogério FC.

Outros clubes seguem representando diferentes setores da comunidade ponta-grossense e da região dos Campos Gerais. Todos na luta pelo principal título do futebol local.

Tradicionais

Os mais conhecidos são aqueles clubes de tradição em Ponta Grossa. Caso do Verde, fundado em 1894. Também está na lista o Palmeiras, do São José, de 1946.

A palavra tradição também condiz com o América Pontagrossense, que surgiu nos idos de 1938. O alvirrubro representa a Nova Rússia, onde estão as instalações do Estádio Miró de Freitas. O América é o clube com mais títulos. São 26 conquistas. A primeira em 1961 e a mais recente em 2018.

O Santa Paula também guarda tradição em modalidades esportivas e já representou Ponta Grossa no futsal profissional. O palco é o Estádio João Leocádio Fagundes, que deve ser dividido por Audax/Santa Paula e Grêmio Santa Paula.

Por fim, o União Campo Alegre (UCA) carrega camisa de peso no cenário local. O clube que manda partidas no Nilton Salles Rosa, em Uvaranas, tem quatro conquistas do Amador. As primeiras em 1942 e 1951.

Forasteiros

Nem sempre a taça do Amador fica em Ponta Grossa. Foi isso o que ocorreu nas duas últimas edições, quando Ypiranga, de Palmeira, e Carambeí ergueram o título. A dupla está novamente inscrita na competição e pretende continuar atrapalhando a missão dos ponta-grossenses. O Ipiranga é mais um que vem de cidade vizinha para entrar na briga.

Bairros e amigos

O Amador também reserva espaço para aqueles times que carregam no nome regiões específicas de Ponta Grossa e que juntam grupos de amigos. Esta lista tem o DER/Impacto, o Milan Santa Mônica, o Grêmio Vila Velha e o Galdinos FC. O quarteto quer correr por fora na disputa da temporada 2021.

Equipes estão divididas em grupos

Para dar conta do apertado calendário, a Liga dividiu os 19 inscritos em duas chaves. O Grupo A tem Clube Verde, Palmeiras, Carambeí, Grêmio Santa Paula, Galdinos, DER/Impacto, Ajax, Ipiranga e Milan Santa Mônica

O Grupo B é composto por Pinheiral Campinas, W3, Vila Velha, América, Audax/Santa Paula, Ypiranga, União PG, UCA, União Atlética Tibagiana e Bar do Rogério.

Os times vão se enfrentar em turno único dentro dos grupos até definição dos classificados para o mata-mata. Serão nove partidas por rodada. Uma equipe do Grupo A sempre folga por conta do número ímpar. A Liga dá início à competição no próximo domingo (26).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.