em

Campeão do Tocantins vai afetar caminho do Operário na Copa do Brasil

Foto: Lucas Almeida/SCFC

A torcida do Operário Ferroviário vai ter que aguardar um pouco mais para saber quem será o adversário do Fantasma na primeira fase da Copa do Brasil. O sorteio que define o chaveamento inicial da competição será somente em janeiro. Isso porque o Campeonato Tocantinense não definiu seu campeão. A decisão do título e da vaga está agendada para quinta-feira (30), no duelo de volta entre Tocantinópolis e Araguacema. O Tocantinópolis venceu o primeiro jogo por 1 a 0 nesta segunda-feira (27).

A decisão de apenas uma vaga afeta todo o sorteio. Por essa razão a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se viu obrigada a divulgar a tabela de jogos da competição sem definição dos confrontos. A divulgação da tabela prévia com pelo menos dois meses de antecedência consta no Estatuto do Torcedor. Ou seja, se a Confederação deixasse de divulgar ao menos uma prévia, estaria descumprindo determinação do Estatuto.

Mas por qual motivo é tão importante a definição do campeão tocantinense para o sorteio? A resposta decorre dos potes do sorteio. Se vencer o torneio estadual, o Tocantinópolis entra no Pote G da Copa do Brasil. No entanto, se o campeão for o Araguacema, o time de Tocantins vai para o Pote H.

Afeta o Operário

Saber o campeão do Tocantins afeta diretamente o Operário Ferroviário. Como 34° colocado do ranking de Clubes da CBF, o Fantasma está assegurado no Pote C. O alvinegro vai enfrentar fora de casa na primeira fase justamente um dos clubes de pote indefinido: o G.

Os possíveis rivais do Fantasma são Operário (MT), Ceilândia (DF), Real Noroeste (ES), Nova Iguaçu (RJ), Lagarto (SE), Trem (AP), Maricá (RJ), Pouso Alegre (MG) e Glória (RS). Esses nove clubes estão garantidos no pote G. O décimo time que será colocado no pote é Tocantinópolis (TO) ou Azuriz (PR).

O Azuriz entra como possível adversário do Operário se o Araguacema for campeão no Tocantins. No entanto, o Tocantinópolis aparece como favorito, pois joga pelo empate no confronto da volta.

Calendário

A CBF reservou os dias 23 e 24 de fevereiro para início da Copa do Brasil. Já a partida de volta da decisão será em 19 de outubro. O campeão se garante na edição de 2023 da Libertadores da América.

Arte: dcmais

Os confrontos das duas fases iniciais são disputados em jogo único. Na primeira fase, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Ou seja, o Operário Ferroviário já sabe que vai jogar longe de Ponta Grossa, mas pela igualdade nos 90 minutos. É assim como ocorreu nas duas últimas temporadas, quando o Fantasma visitou Barbalha (CE) e Juventude Samas (MA).

Na segunda fase, os desempates passam a ser nos pênaltis. E, a partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado. Não há mais o gol qualificado para o clube visitante.

Clubes da Libertadores

Doze clubes serão somados aos 20 que alcançarem a terceira fase: os nove representantes do país na Libertadores deste ano (Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico), os campeões das Copas Verde (Remo) e do Nordeste (Bahia) e o vencedor da última Série B (Botafogo).

‘Democrática’

Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estarão presentes na Copa do Brasil, com as vagas distribuídas conforme a posição de cada Federação no ranking da CBF. As federações de São Paulo e Rio de Janeiro, que encabeçam a lista, terão cinco representantes cada.

A Copa do Brasil é realizada desde 1989 e tem o Cruzeiro como maior vencedor, com seis títulos. O Atlético-MG é o atual campeão, com vitória sobre o Athletico na final de 2021. Os valores de premiação da próxima edição do torneio ainda não foram divulgados, mas certamente são os maiores do futebol brasileiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.