em

Campanha de vacinação deve imunizar 21 mil crianças em PG

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação

Mais de 21 mil crianças, de 1 a 5 anos de idade, devem ser imunizadas em Ponta Grossa durante a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação de abrangência nacional começou no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro com a meta de imunizar 95% do público-alvo. A campanha também quer atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos.

Ponta Grossa conta com 21 salas de vacinação nas Unidades de Saúde (UBS) que estão disponíveis para atender a população. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a atualização da caderneta será feita apenas se a vacinação da criança estiver em atraso ou ainda não ter iniciado.

O município também organiza o Dia D de vacinação, no dia 20 de agosto (sábado), para imunizar grande parte das crianças. Segundo a FMS, as ações para a data estão sendo planejadas e serão divulgadas na sequência.

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação

Multivacinação

A multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, além de imunizar de forma indiscriminada crianças de 1 ano a menores de 5 anos que estejam com o esquema primário com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

O Informe Técnico do Ministério da Saúde ressalta que a campanha coincide com a continuidade da vacinação contra a Covid-19 e que os imunizantes que protegem contra o coronavírus podem ser administrados de maneira simultânea, ou com qualquer intervalado, com vacinas de rotina, na população a partir de três anos de idade.

Paraná

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Paraná tenha 766.339 crianças elencadas como grupo-alvo para essa imunização. A meta é atingir, pelo menos, 95% de cobertura vacinal. Segundo o governo federal, desde 2015 tem sido detectada uma queda progressiva das coberturas vacinais para poliomielite, que se tornou mais acentuada com a chegada da pandemia de covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.