Menu
em

Campanha da Fraternidade 2021 vai trabalhar diversidade entre religiões

Foto: José Aldinan

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi lançada na manhã da última quinta-feira (18) em Ponta Grossa com o principal tema ‘Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor’ e, o lema, ‘Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez-se uma unidade’ (Ef 2,14a).

Considerada a principal atividade da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, desde 1964, a campanha deste ano tem o objetivo de reafirmar a importância do diálogo ecumênico trazendo a união de diversas igrejas de denominação cristã.

Em Ponta Grossa, a cerimônia de abertura aconteceu na Igreja Luterana Bom Pastor e contou com a participação do bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, da Diocese de Ponta Grossa, e do pastor Diego Biehl.

“A campanha sendo ecumênica une várias igrejas como a presbiteriana, anglicana e ortodoxa trazendo todo o esforço de construirmos o respeito e diálogo. Em Ponta Grossa temos o apoio da Igreja Luterana e é preciso deixar claro que não se trata dos católicos virarem luteranos ou luteranos virarem católicos. É preciso nos entendermos aqui para depois estarmos com Cristo para sempre”, disse o bispo Dom Sérgio Arthur Braschi.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ENTREVISTA-PASTOR-DIEGO_2.mp4

O pastor Diego Biehl lembra que a Igreja Luterana Bom Pastor já acompanha a Campanha da Fraternidade Ecumênica desde a sua primeira versão ecumênica nos anos 2000. “Entendemos que a campanha é um convite para que outras igrejas participem. Essa união representa o amadurecimento na fé. Temos pessoas que questionam, mas somente haverá essa união se todos tiverem discernimento daquilo que é seu”, apontou  Biehl.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ENTREVISTA-PASTOR-DIEGO_1.mp4

Entre as ações que serão realizadas ao longo da campanha, que terá duração de 40 dias, está a Coleta Solidária nas igrejas com o objetivo de ajudar diversas instituições locais. A campanha ecumênica também irá promover ações concretas de defesa e proteção de direitos onde a vida estiver sendo ameaçada, além de promover encontros de reflexão e aprendizado prático para cuidar do meio ambiente e a paz entre todos.

Ecumênico

Tradição católica desde a década de 1960, a campanha é promovida anualmente no período da quaresma, terminando no Domingo de Ramos, e tem sido realizada em versão ecumênica (convidando outras igrejas cristãs) a cada cinco anos.

A Diocese de Ponta Grossa elegeu, dentro da Diretriz Geral da Ação Evangelizadora para este quadriênio, “favorecer a espiritualidade cristã no seguimento de Jesus, dos vínculos fraternos (Pilar Pão, do Plano de Pastoral), compromisso assumido pelo Povo de Deus na XIV Assembleia Diocesana de Pastoral, de agosto de 2019”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile