Menu
em

Campanha da Acipg faz apelo para que eleitores votem no segundo turno

Objetivo é diminuir índice de abstenção, que no primeiro turno superou 23% em Ponta Grossa

Presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca ressalta importância do voto no processo eleitoral (Foto: Fábio Matavelli)

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) promove uma campanha, por meio das redes sociais, ressaltando a importância dos eleitores ponta-grossenses votarem no segundo turno das eleições municipais, marcadas para domingo (29), quando haverá a definição sobre quem será a próxima prefeita de Ponta Grossa: a disputa acontece entre Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).

“Ou a gente muda este número ou depois não poderemos cobrar e reclamar”, é o que diz a mensagem da Acipg ao se referir aos mais de 50 mil eleitores que não compareceram às urnas no dia 15 de novembro. Mais precisamente, dos 239.611 eleitores de PG, 55.147 não votaram, chegando a um índice de abstenção de 23,02% no primeiro turno.

“Acho que o voto é mais que um direito, é uma obrigação, um ato de cidadania. Quem não vota, não participa, não pode reclamar. Queremos que a próxima prefeita seja eleita com o maior número possível de votos, porque isso representa mais pessoas com quem ela está comprometida, é mais gente cobrando pelas promessas de campanha”, aponta o presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições municipais deste ano atingiram o maior patamar de abstenção desde, pelo menos, 2008, chegando a 23,14% no país. Embora já fosse esperado um índice maior de abstenção por conta das pessoas que estão em isolamento devido ao novo coronavírus, Fonseca aponta que muitas pessoas têm usado a pandemia como “desculpa para não votar”.

“A multa, de R$ 3,51, é menor do que o valor do transporte para ir até o local de votação. A isso, associa-se a facilidade em justificar o voto. Quem está descontente com a política precisa mostrar este descontentamento com o voto”, frisa.

Participação ativa da Acipg

O presidente da Acipg ressalta ainda a contribuição da associação para o processo eleitoral, com a realização de duas rodadas de conversas com dos candidatos à prefeitura de PG, uma no primeiro turno e uma no segundo. “Convidamos cerca de dez outras entidades para que enviassem perguntas aos candidatos e divulgamos os encontros nas redes sociais, uma forma de divulgar as propostas e ajudar a população na escolha”.

Fonseca ressalta ainda que a próxima prefeita terá pela frente grandes desafios para a administração da cidade. “É preciso atenção com a saúde financeira do Município e também com o desenvolvimento industrial, especialmente no que diz respeito a manter disciplinado este crescimento.

Caberá também à próxima prefeita decidir questões importantes para o Município como o contrato com a Sanepar, transporte coletivo. Pela Acipg, continuaremos atentos às ações adotada pela administração municipal, especialmente no que se refere aos grandes contratos, e, continuaremos agindo no que entendermos ser prejudicial ao Município”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile