Menu
em

Campanha arrecada tampinhas para trocar por fraldas geriátricas em PG

Foto: Divulgação

Uma campanha desenvolvida em Ponta Grossa está arrecadando tampinhas plásticas e lacres de metal para trocar por fraldas geriátricas, doadas para famílias carentes. Através da campanha Tampinha do Bem, desenvolvida pela Comunidade Servos dos Pobres, a venda das tampinhas e dos lacres arrecadados em cooperativas de reciclagem custeia a compra de matéria-prima para a confecção das fraldas geriátricas. Para contribuir com essa iniciativa, recentemente o Colégio Sant’Ana se transformou em um dos pontos de coleta do projeto.

A arrecadação é feita pelos próprios alunos, que guardam as tampinhas em casa e, posteriormente, fazem a entrega no Colégio. “O mais legal é que pode ser qualquer tipo e qualquer cor de tampinha. Pode ser de garrafa de refrigerante, pote de sorvete e até mesmo tampinha de caneta”, detalha a estudante Rebeca Liberato Diener, do 5º A. “A gente também arrecada lacres de latinhas, mas eles precisam estar separados das tampinhas”, explica. Os lacres de metal podem ser guardados em garrafas pet e também entregues no Sant’Ana.

Assim que ficou sabendo da campanha, a aluna Isadora Antunes Pascoal, do 5º A, começou a guardar tampinhas para trazer para a escola. “A gente começou a separar as tampinhas em casa e quando eu vi já tinha um galão de 5 litros cheio delas. Fico muito feliz de ter participado e contribuído com essa campanha, ainda mais que essas fraldas costumam ser caras e nem todo mundo tem condições de comprar”, afirma.

“O mais legal é que, além de ajudar quem está doente e precisa usar fralda, nós também ajudamos o meio ambiente evitando que as tampinhas vão para o lixo e prejudiquem a natureza”, reforça o estudante Conrado Mika Velasco, do 4º A.

As tampinhas arrecadadas pelo Colégio Sant’Ana são entregues para a Comunidade Servos dos Pobres, que faz a separação e a venda do material. Com os recursos arrecadados, é feita a compra da matéria-prima necessária para a confecção de fraldas geriátricas que eles mesmos produzem. A campanha começou em setembro de 2019 e ajuda a viabilizar a produção de 3.200 fraldas geriátricas por mês, que são distribuídas para famílias carentes atendidas pela Comunidade Servos dos Pobres.

Para a Irmã Maria Aluísia Rhoden, diretora do Colégio Sant’Ana, é emocionante ver os alunos tão animados e engajados na campanha. “Nossa participação ainda é muito recente nesse projeto, mas pelo empenho de nossos alunos e professores, temos certeza que eles irão espalhar essa corrente para seus familiares e, dessa maneira, chegaremos cada vez mais longe”, acredita. Ela reforça que o envolvimento de toda a comunidade escolar em projetos sociais faz parte dos valores defendidos pelo Colégio Sant’Ana.

“Acreditamos que a conscientização ambiental é de suma importância, devendo iniciar dentro do ambiente familiar e estendendo no contexto social”, diz. A Irmã Maria Aluísia reforça que a reciclagem é fundamental para a preservação dos diversos ecossistema do planeta e a garantia de qualidade de vida para as próximas gerações.

“A escola exerce um papel importante neste processo, despertando nas crianças, adolescentes e jovens a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos e, ao mesmo tempo, estender a mão aos mais necessitados fazendo que esta corrente do bem contagie mais pessoas”, salienta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile