Menu
em

Caminhada vai encerrar campanha Outubro Rosa

Legenda (Divulgação): Última caminhada de conscientização foi realizada em outubro de 2019.

A tradicional caminhada do Outubro Rosa em Ponta Grossa será retomada este ano, na sexta-feira (29), e vai marcar o encerramento da campanha de conscientização sobre a saúde da mulher, realizada durante todo o mês. A concentração será no prédio do antigo Hospital 26 de Outubro, nos fundos do Shopping Palladium, às 13h30, e vai seguir até a concha acústica da Praça Barão do Rio Branco.

Além da Prefeitura, entidades e instituições realizaram ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde que a mulher deve ter. “Trabalhamos muito com as mulheres beneficiadas pelos programas assistenciais para que se cuidem, realizem o autoexame e que procurem atendimento médico regularmente”, disse a secretária da Fundação Municipal de Assistência Social, Simone Kaminski.

Nas últimas semanas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu mutirões de exames nos bairros e atualização da carteirinha de vacinação de mulheres. Ao todo foram realizados 1.907 preventivos, 553 solicitações de mamografia e 107 inserções de DIU. As 71 mulheres custodiadas na Cadeia Pública Hildebrando de Souza também receberam orientações, em uma parceria do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Prefeitura e acadêmicos de enfermagem.

“O nosso objetivo foi chamar a atenção da mulher para a sua saúde física e mental com palestras e orientações ofertadas pelos alunos de enfermagem, que também realizaram a coleta de exames preventivos nas mulheres que são atendidas pelo nosso departamento. As nossas servidoras, que atuam nas seções e unidades penais, também participaram de atividades”, comentou Maurício Ferracini, coordenador do Depen – Regional Ponta Grossa e diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza.

Legenda (Depen/Divulgação): Mulheres privadas de liberdade também receberam orientações na Cadeia Pública Hildebrando de Souza

Ponta Grossa foi a cidade escolhida pelo Depen para o lançamento da campanha no começo de outubro. No município, os detentos da Penitenciária Estadual produziram cerca de 800 camisetas da campanha que foram distribuídas para as servidoras de todo o estado.

No começo do mês, o Senac realizou cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde da mulher, exames preventivos, prática de exercícios físicos e alimentação saudável, além de uma palestra sobre ações preventivas ao câncer de mama na Agência do Trabalhador. O Sesc também fez orientações, testes rápidos de glicemia e colesterol, oficinas e palestras.

A Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) apoiou a causa e buscou, por meio dos médicos associados, ressaltar à população a necessidade do autocuidado, de idas em consultas médicas e de realizações de exames para obtenção de diagnósticos.

Hoje, a UniCesumar Ponta Grossa oferece uma série de atividades dentro do programa ‘Mulher Por Inteiro UniCesumar’. Estão previstos diversos serviços à disposição da comunidade nos períodos da tarde e da noite. No campus, serão oferecidas desde orientações do direito da família até atendimento odontológico. Para participar, basta ir na instituição, localizada na Rua Des. Westphalen, 60 – Oficinas, das 14h às 18h e das 19h às 22h. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile