em

Câmeras fazem integração de forças policiais em PG

Arquivo DC
Central de monitoramento atua 24 horas por dia

A Polícia Militar de Ponta Grossa flagrou, com auxílio das câmeras de monitoramento da Guarda Municipal, na tarde de terça-feira (31), um adolescente que comercializava entorpecentes no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas (Parque Ambiental), região central da cidade. A partir das imagens, a abordagem inicial foi junto a um casal que havia acabado de comprar a droga, sendo que com a jovem foram apreendidos 32 gramas de maconha. Em seguida, com auxílio de outras viaturas, a PM abordou o adolescente, que portava uma pedra de crack e 18 gramas de maconha, prontos para venda, além de certa quantia em dinheiro. Os envolvidos foram todos encaminhados à delegacia.

Esse tipo de articulação foi possível graças ao uso das câmeras de monitoramento da Guarda Municipal, que permitem uma integração cada vez maior de todas as equipes de segurança que trabalham em Ponta Grossa.

De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, as câmeras também estão possibilitando a realização de ações conjuntas programadas. “Temos duas câmeras nas proximidades das saídas de Ponta Grossa que, se houver necessidade, podem ter suas imagens consultadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais polícias. A Polícia Civil nos solicita imagens semanalmente. Praticamente todos fazem uso do sistema”, diz Lovato.

Ele destaca que, na semana passada, uma ação da GM em conjunto com a PRF resultou em três pessoas presas e um adolescente apreendido. Na mesma noite foi recolhida uma motocicleta adulterada, um simulacro de arma de fogo (pistola de ar comprimido) uma faca e 10 gramas de maconha. Na ação foram lavrados 42 de infração, sendo sete por dirigir embriagado, 14 por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 12 por documento atrasado. Cinco CNH foram retidas, nove veículos e seis documentos atrasados também.

 

Ampliação

O secretário Ary Lovato destaca a evolução da central de monitoramento por câmeras na cidade. Em 2013 eram apenas seis câmeras. Atualmente são 36 câmeras em funcionamento em vários pontos da cidade. A equipe de monitoramento também aumentou, e hoje são 25 pessoas voltadas somente para essa atividade. “Além disso, com a contratação de novos guardas municipais, ampliamos as ações a partir do monitoramento. Em 2015, as câmeras levaram a 700 visualizações que resultaram em ações da segurança pública. Em 2016 esse número saltou para 1.500 visualizações com resultados práticos”, conta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.