em

Câmara vota PL da Patrulha do Idoso nesta quarta

Imagem: José Aldinan/DC

A Câmara de Ponta Grossa vai votar na sessão desta quarta-feira (27) o PL da Patrulha do Idoso. O Projeto de Lei nº 303/2023 foi protocolado há cerca de um mês, pelo vereador Jairton da Farmácia (União).

O PL determina que a Patrulha do Idoso atuará na prevenção em o combate a todo tipo de violência contra pessoas idosas, seja de caráter físico, psicológico, moral e patrimonial. Caberá ao programa monitorar o cumprimento das normas que garantem proteção aos idosos, assim como responsabilizar os autores da violência.

De acordo com a justificativa apresentada por Jairton, “medidas como esta por parte do poder público são extremamente necessárias para eliminar a violência contra idosos e acabar com a impunidade”. Estando em prática, a Patrulha do Idoso funcionará através da Guarda Municipal de Ponta Grossa e deverá agir como instrumento de combate aos casos de violência e maus-tratos aos idosos, que por conta da idade avançada muitas vezes acabam indefesos às diversas formas de agressões.

Influência da Patrulha Maria da Penha

A ideia da patrulha do idoso, conforme descrito no PL, foi inspirada no trabalho da Patrulha Maria da Penha, criada em 2017 através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa (SMCSP). Para o parlamentar, o programa é uma medida eficaz no combate à violência contra a mulher no município, de modo que uma iniciativa semelhante possa também ser eficaz no combate à violência contra a pessoa idosa.

O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões e entrou na Ordem do Dia desta quarta, para primeira discussão na Câmara Municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.