em

Câmara pede fim de consulta sobre militarização nas escolas de PG

Foto: Divulgação

Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Ponta Grossa, a Moção de Apelo nº 1412/2023. O texto, de autoria do Mandato Coletivo, deve agora ser encaminhado ao governador do Estado, Ratinho Jr (PSD), pedindo o cancelamento da consulta aos colégios da cidade sobre a conversão ao modelo cívico-militar. Tal consulta deve ser realizada nesta terça e quarta (28 e 29), visando a aplicação já em 2024.

PG realiza votação em 9 colégios sobre mudança para o modelo cívico-militar


A covereadora Josi Kieras (Psol), porta-voz do Coletivo nas sessões, fez pronunciamento contra a consulta, argumentando falta de debate e esclarecimento à população. “Por qual razão o governador Ratinho Jr. faz questão de investir em policiais aposentados em detrimento de assistentes sociais e psicólogos?”, questionou a professora.
Já o vereador Pastor Ezequiel (Avante) foi um dos que se mostraram a favor dos colégios cívico-militares, e comentou que algumas pessoas são contrárias à militarização justamente por desconhecimento. Ele convidou a população a visitar os colégios cívico-militares, que considera adequados ao momento social no Brasil.

Sem discussão

Apesar de divergência de opiniões, a moção de apelo do Mandato Coletivo foi aprovada por unanimidade, após ser colocada em votação já no fim da sessão, num pacote com outras 25 moções. Foram aprovadas 23 moções de aplauso – 20 delas sugeridas pelo vereador Ezequiel, duas pelo vereador Dr. Erick (PSDB) e uma pela vereadora Missionária Adriana (SD); duas moções de apelo – uma do Mandato Coletivo contra a militarização das escolas e uma da Missionária Adriana, dirigida à Secretaria Estadual de Infraestrutura, pedindo a manutenção de túnel na BR-376 -, e uma moção de sugestão legislativa assinada por todos os vereadores. Todas foram aprovadas por unanimidade e sem discussão. Também não foi detalhado, no momento da votação, o conteúdo de cada uma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.