em

Câmara discute tererê e chimarrão em Ponta Grossa

Município pode ter bebidas como símbolo, e evento mensal para divulgar chimarrão e tererê

A Câmara de Vereadores deve discutir, em meio a outros Projetos de Lei na próxima semana, dois que fazem referência direta ao uso de tererê e a chimarrão em Ponta Grossa. O vereador Jairton da Farmácia (União Brasil) propôs dois PLs voltados ao assunto, e que devem ser votados na sessão ordinária de segunda-feira (8). Um dos textos propõe evento de estímulo a comércio e foodtrucks.

O PL 73/2023 (clique para ler o projeto na íntegra) propõe o chimarrão e o tererê como bebidas símbolo do Município de Ponta Grossa. Na justificativa, o vereador afirma que a intenção é resgatar e preservar as manifestações tradicionalistas da cultura gaúcha no município.

Ele também destaca, no texto, que o chimarrão é bebida típica do Rio Grande do Sul e presente no cotidiano de PG, em hábito herdado dos índios guaranis. Também destaca a capacidade que a bebida tem para fortalecer laços de amizade e socialização.

Tarde do Chimarrão e Tererê em Ponta Grossa

Já o PL 074/2023 (clique aqui para ler o projeto na íntegra) institui a “Tarde do Chimarrão, Tererê e Música Gaúcha nas Praça”. O evento deve ser realizado aos sábados, domingos ou feriados, mensalmente ou a cada três meses. A proposta é permitir que o Município firme parcerias público-privadas para minimizar os gastos públicos com tais eventos. A realização também deve contar com a parceria de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), e poderá permitir a presença de foodtrucks. A proposta também é fortalecer a cultura gaúcha e o comércio em Ponta Grossa.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.