em

Câmara realiza última sessão da atual legislatura na próxima segunda

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, vereador Daniel Milla (PSD), de acordo com o regimento interno da Casa, na próxima segunda-feira (14) acontece a última sessão ordinária do ano, e da legislatura. No dia seguinte – 15 de dezembro – encerra a atual sessão legislativa – e com isso fica interrompida a contagem dos prazos dos projetos, inclusive os protocolados em regime de urgência. Uma nova sessão legislativa é reaberta no dia 15 de fevereiro, conforme o regimento interno.

Segundo Milla, até agora não há pedido para realização de sessões extraordinárias por parte do Poder Executivo e para as duas sessões ordinárias restantes – nesta quarta (9) e segunda (14) – não está prevista a inclusão de projetos polêmicos na ordem do dia.

Mas, se 2020 termina mais tranquilo na Casa de Leis, para a próxima legislatura importantes e polêmicos debates estão previstos. Entre eles está a discussão do PL de revisão do Plano Diretor, que ficará para 2021, e o novo contrato de concessão para o transporte coletivo, já que o atual encerra em 2023.

Eleitos

Se encerram as sessões ordinárias, nos bastidores da Câmara os trabalhos continuam entre os vereadores eleitos que tomam posse em 1° de janeiro. Conforme o regimento interno, 15 dias antes da posse, os candidatos diplomados devem se reunir em sessão preparatória no plenário, sob a presidência do mais idoso, que neste caso é o vereador eleito Jairton da Farmácia (DEM), para definir os detalhes do dia da sessão.

No dia 1° de janeiro, além da posse, também está prevista a eleição da nova Mesa Executiva e, para isso, os 19 vereadores eleitos, dos grupos do governo e oposição, começam a se articular. Pela oposição, entre os nomes cogitados para a disputa está do vereador Geraldo Stocco (PSB), reeleito para mais um mandato sendo o segundo candidato a vereador mais votado nas eleições municipais. “O PSB terá três cadeiras na próxima legislatura. Estamos conversando com alguns vereadores e vereadoras e pretendemos formar um grupo para poder concorrer à Mesa Diretora. Meu nome foi cogitado, mas ainda não tem nada definido”, aponta.

Já pela base do governo Professora Elizabeth, Milla aponta que o grupo está composto por 13 vereadores. Atual presidente do Legislativo e um dos nomes fortes para concorrer à reeleição da presidência, Milla aponta, no entanto, que ainda não há um nome escolhido. Ele adiantou que uma reunião na noite desta terça poderia definir os nomes que estariam na disputa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.