em

Câmara de PG irá votar fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

(foto ilustrativa/divulgação)

Três vereadores de Ponta Grossa protocolaram na Câmara de Ponta Grossa o Projeto de Lei nº 174/2023, que visa instituir a política municipal de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol.

A proposta é dos vereadores Geraldo Stocco, Julio Kuller e Josi do Coletivo. O documento revela, que entre as justificativas do PL, os parlamentares destacam que “os tratamentos à base de Cannabis caracteristicamente apresentam uma relevante abrangência terapêutica, que não se resume apenas ao tratamento dos sintomas alvo-principais (crises epiléticas, dor, insônia, espasticidade, outros), mas também mitigando comorbidade psiquiátricas, produzindo bem-estar e melhora na qualidade de vida com maior segurança do que os tratamentos convencionais correspondentes a indicação”, diz o texto.

Detalhes do projeto

O projeto propõe que o governo municipal realize o fornecimento gratuito dos remédios à base de canabidiol, nas unidades de saúde. A proposta ainda determina que o paciente tenha uma prescrição de um profissional da área da medicina, laudo médico com a descrição do caso e não tenha condições financeiras para adquirir os medicamentos.

O Projeto de Lei será votado em primeira discussão na sessão desta segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.

O que é o canadibiol?

O canabidiol é um produto químico não psicoativo extraído da planta Cannabis sativa. Os medicamentos que utilizam o produto como princípio ativo tratam doenças neurodegenerativas e psiquiátricas, agindo nos receptores dos neurônios – responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro.

Leia mais: Remédios à base de canabidiol serão permitidos por lei no PR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.