em

Câmara aprova obrigatoriedade de sinalização de tampas em calçadas

Sessão da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa
Foto: José Aldinan

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em sessão ordinária nesta segunda-feira (06), projeto de lei 262/21, de autoria do Poder Executivo, que prevê que as concessionárias que prestam serviço em Ponta Grossa serão obrigadas a sinalizar as tampas de proteção dos equipamentos públicos instalados nas calçadas de pedestres na cor amarelo caterpillar.

O PL altera trechos da lei 8106/2005, prevendo agora que as concessionárias que não efetuarem a sinalização estarão sujeitas à multa. Assim, conforme aponta a prefeita Elizabeth Schmidt em mensagem encaminhada ao Legislativo, o proposta de alteração sana às deficiências da lei, determinando a sinalização das tampas de equipamentos públicos situados nos passeios de pedestres, “bem como viabiliza rigoroso sistema de multas capaz de estimular as concessionárias a cumprir a lei”.

O PL foi aprovado com emenda do vereador Julio Küller (MDB), que determina que a lei seja regulamentada em 30 dias após a data de sua publicação. Após a regulamentação, as concessionárias serão notificadas para dar cumprimento à medida no prazo de 180 dias. Caso as empresas não sinalizem as tampas de proteção, conforme determina a lei, serão multadas no valor equivalente a 10 valores de referência (VRs) – o equivalente a R$ 866,80 por tampa não sinalizada, abrindo-se novo prazo para que promovam a sinalização no prazo de 30 dias, sob pena de aplicação de nova multa em dobro pela reincidência.

O projeto de lei prevê que decorridos 60 dias da aplicação da multa em dobro, caso a tampa não seja sinalizada, será mantida a infração e as concessionárias serão multadas em 20 VRs para cada tampa não sinalizada, a cada 60 dias, até que cumpram a obrigação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.