em

Calor causou bloqueio em rua de Ponta Grossa, explica Rumo

A Rumo Logística, concessionária responsável pela utilização da malha ferroviária que corta o município de Ponta Grossa (PR), detalhou o que teria causado o incidente desta quarta-feira (13), no Bairro Neves, quando um trem ficou parado em cruzamento.

Trem parado em Ponta Grossa

No início da tarde, por volta das 15 horas, o tráfego nas imediações da rotatória que dá acesso a vilas como Costa Rica e San Martin ficou comprometido. Uma composição de vagões de carga bloqueou a travessia dos automóveis na Rua Rio Verde, o que gerou engarrafamento no local.

A reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais contatou a Rumo em busca de explicações do que havia ocorrido e da previsão de restabelecimento de trânsito no local. A resposta veio por volta das 18 horas.

“Uma composição interrompeu a circulação em Ponta Grossa devido a uma flambagem na linha, anomalia causada por altas temperaturas. Para garantir a segurança da operação e da população, uma equipe de manutenção realizou reparo na linha e a circulação foi restabelecida. A concessionária lamenta os eventuais transtornos causados na região”, informou a empresa, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.

A “flambagem” à qual a Rumo se refere é um fenômeno ocasionado pelo “aumento na temperatura ambiental, seja natural ou não, e esse aumento de temperatura gera uma dilatação nos trilhos que por sua vez deforma toda a estrutura do trilho, deixando-o inutilizável”, conforme detalhado pelo portal Brasil Ferroviário. Consultado pela reportagem, o Simepar informou que a temperatura em Ponta Grossa atingiu os 29,1°C nessa quarta-feira.

A reportagem do DCmais também contatou a Prefeitura de Ponta Grossa para saber quais ações foram adotadas pelo Departamento de Engenharia de Tráfego no sentido de desviar o tráfego, e para que fosse possível alertar aos motoristas quais as vias alternativas. Às 18h15, o Município informou que o trânsito estava normal no local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.