Menu
em

Cafés, pesqueiro e jardim de suculentas impulsionam turismo no Guaragi

Um encontro neste sábado (5) vai reunir entidades e comunidade para discutir o potencial turístico do Guaragi, distrito rural de Ponta Grossa. A reunião acontece, às 14 horas, na Escola Municipal Professora Maria Elvira Justus Schmidt e contará com moradores e órgãos como a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e prefeitura.

De acordo com a assessora técnica da Adetur, Karen Kobilarz, no encontro as entidades vão conversar com os moradores para entender quais são os principais anseios da comunidade para o desenvolvimento do turismo.

“É um trabalho que ainda está em fase inicial porque nós fomos percebendo que vários empreendimentos, como café rural, café colonial e pesqueiro, foram surgindo e essa é uma forma de impulsionar o turismo nessa região”, destaca Karen.

Café

De moradora do Guaragi, Andressa Seliger passou a ser empreendedora. Em 2017 ela colecionava suculentas e foi convidada para participar de feiras. Então, viu no hobby uma oportunidade. “Fizemos uma grande estufa na propriedade dos meus sogros, que chamamos de Jardim das Suculentas, e abrimos para a visitação. Fiz o marketing por meio das redes sociais e a procura dos visitantes de outras cidades foi grande. Foi quando tivemos a ideia de fazer um café rural”, diz.

No local, todos os pratos são preparados com ingredientes obtidos na propriedade. Os principais produtos são tortas, pastel de requeijão, torresmo, linguiça, bolos, pão caseiro e sucos naturais. Tudo servido ao ar livre para os visitantes.

Café rural é atração dos visitantes. (Foto: Divulgação)

Infraestrutura

Mesmo que o empreendimento chame a atenção dos turistas, as condições de infraestrutura do distrito podem prejudicar, segundo a empresária. “As condições das nossas estradas são péssimas e quando chove fica muito difícil manter o café aberto pois são oito quilômetros de estradas de chão”, diz.

Segundo ela, Guaragi é um distrito importante para o escoamento da safra, mas as estradas são desafiadoras para moradores e visitantes. “Além de dar mais segurança, a manutenção ajudaria manter o nosso negócio aberto”, comenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile