em

Bosque Rio Verde vai integrar Projeto Poliniza Paraná

Abelhas sem ferrão, que ajudam a manter equilíbrio no ecossistema, serão instaladas em novo parque urbano

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que deve incluir a instalação de colmeia de abelhas nativas sem ferrão, como parte da estrutura de recuperação ambiental no Bosque Rio Verde. A nova área de lazer deve ser instalada no local onde hoje estão as ruínas do antigo Matadouro Municipal. O Projeto Poliniza Paraná quer ampliar o número de abelhas nativas, afastando o risco de extinção de espécies e favorecendo a consciência ecossistêmica e a reprodução de plantas.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto de Ponta Grossa já foi encaminhado ao Instituto Água e Terra (IAT). “O projeto para a criação do Bosque já está com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest)e visa recuperar uma área degradada, resultando em um novo espaço de lazer e contemplação em Ponta Grossa”, informou o Município.

Poliniza Paraná

O Projeto Poliniza Paraná é uma linha de ação do Programa Paraná Mais Verde, decretado na Lei Estadual n° 20738/2021, e é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 – Vida Terrestre.

As espécies indicadas para implantação das colmeias são: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim e Manduri. A Sedest pretende instalar colmeias em todos os municípios do estado, de forma similar ao que já foi feito em Curitiba.

Adaptação

De acordo com a assessoria de imprensa da Sedesta, atualmente os “Jardins de Mel” são construídos dentro do projeto Parques Urbanos, mas diante da alta procura dos municípios em inserir o projeto nas suas cidades (sem a construção de Parques Urbanos), a Sedest está estudando a melhor maneira de atender esses municípios.

Até o momento, outros 16 municípios do Paraná, incluindo Prudentópolis, São José dos Pinhais e Balsa Nova, manifestarem interesse em instalar as colmeias, sem a intenção a intenção de criar parques urbanos para essa finalidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.