em

Bombeiros retornam de missão na Amazônia

Os bombeiros paranaenses que combateram os incêndios na Amazônia nos últimos dias, retornaram de viagem nesta semana, após duas semanas em operação. Na região dos Campos Gerais, o soldado Lucas Adriano Carvalho Serenato e o 1º sargento Flávio Roberto Blum, voltaram da operação Verde Brasil considerando positivo o resultado do trabalho das equipes.

Blum contou ao DC que a atuação no Pará foi complexa, por vários motivos. O trabalho era exaustivo, e ele traz arranhões e picadas de aranhas entre as lembranças da missão de preservar a floresta brasileira. Utilizamos GPS para orientação do local e fotos de satélite dos pontos quentes, e construímos mais de 10,5 quilômetros de aceiros, fora o combate direto às chamas”, disse.

A equipe do Paraná foi homenageada, no término da operação, por ter agido com inteligência, fazendo uso diário de imagens de satélite para combater os incêndios. O sucesso da operação também foi possível com a colaboração dos indígenas, que atuaram de forma integrada também com equipes do Ibama e IcmBio.

A operação ainda contou com helicópteros, incluindo a aeronave do Bpmoa do Paraná. Segundo Blum, ao final foi possível extinguir as chamas, mudando o aspecto visual da floresta, que era de fumaça quando eles haviam chegado.

Blum e Serenato atuaram juntos no Pará (Foto: Divulgação)

O soldado Serenato lembrou que a atuação foi dividida em setores, e que isso permitiu visualizar o efetivo combate ao fogo. “O setor onde estávamos chegou a ter quatro focos de incêndio e, no dia em que saímos, o nosso setor havia extinguido o fogo há um dia”, recorda, considerando a missão muito importante para sua carreira.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.