Menu
em

Boletim revela diagnóstico tardio da covid-19 em Ponta Grossa

Pelo segundo dia consecutivo, o boletim diário da covid-19 divulgado pela prefeitura de Ponta Grossa acrescentou três novos pacientes confirmados com a doença. Com isso, a cidade soma 32 pessoas infectadas, das quais 19 são consideradas recuperadas.

Entre os três pacientes positivados nesta sexta-feira (15), dois já estão recuperados, o que indica que a confirmação de contágio só ocorreu após o período de, pelo menos, 14 dias depois da infecção e já sem a presença de sintomas e sem risco de transmissão.

Situações similares vêm se repetindo ao longo da pandemia. Houve caso positivado já recuperado no dia 13, e outro no dia 14. Em três dias, quatro pessoas foram diagnosticadas como infectadas, porém depois de já estarem curadas. Os dados revelam um diagnóstico tardio.

O 30º e o 31º casos notificados oficialmente nessa sexta-feira tiveram o contágio confirmado por meio de teste rápido. “Esses dois pacientes realizaram teste rápido, porque houve um resultado de um contactante que saiu positivo agora”, acrescentou a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Sem monitoramento

Como o monitoramento de pacientes só ocorre em relação a pacientes que tiveram sintomas ou contato com confirmado, trata-se de duas pessoas que só passaram pelo monitoramento a partir de agora. Por estarem recuperados, o desafio da Epidemiologia, neste momento, é rastrear possíveis contatos que eles tiveram, durante o período em que não sabiam estar infectados. Segundo a FMS, isso ocorre porque eram pacientes com sintomatologia leve ou assintomáticos. Portanto, não foram testados inicialmente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile