Menu
em

Blitz do IPVA fiscaliza quase 1 mil veículos em Ponta Grossa

Legenda (José Aldinan): A blitz contou com a participação de 11 auditores fiscais da Receita Estadual.

A blitz para fiscalização do imposto sobre veículo automotores (IPVA), realizada pela Receita Estadual de Ponta Grossa, fiscalizou 998 veículos durante a manhã de quinta-feira (28). A ação foi retomada neste ano após um ano suspensa por conta da pandemia. O local escolhido foi a Rua Silva Jardim, região central da cidade, e contou com a participação de 11 auditores fiscais, Guarda Civil Municipal, AMTT e Polícia Militar. Do total de fiscalizações, 45 veículos estavam irregularidades com o pagamento.

“Esta é a primeira de muitas outras fiscalizações volantes do IPVA que ainda faremos na região dos Campos Gerais. A inadimplência do IPVA representa 27,4% em Ponta Grossa. É bastante alta. E o nosso objetivo é conscientizar a população sobre a regularização, pois 50% do valor arrecadado vai para o governo estadual e os outros 50% são revertidos em políticas públicas dos municípios”, disse a delegada Audrey Grubba, responsável pela delegacia da Receita Estadual de Ponta Grossa.

Toda a operação contou com a utilização do aplicativo ‘Fiscaliza PR’ desenvolvido pela Receita Estadual em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). A partir dele, os auditores fiscais puderam identificar aqueles que estavam inadimplentes de forma mais ágil.

“Com as informações das placas, pudemos verificar aqueles que estavam irregulares. Se a cor for verde, indica que está tudo regularizado, se for laranja, aponta que o automóvel está em atraso, em cinza, o licenciamento está em atraso e a cor vermelha indica que o carro foi roubado”, explicou o auditor fiscal, Gerson Lemos do Prado.

Os automóveis que estavam irregulares, com IPVA ou multas diversas, foram encaminhados para regularização imediata ainda no local. Durante a operação, três carros e uma moto foram apreendidos pela Polícia Militar por não conseguirem regular as pendências.

Blitz

A última operação foi realizada em 2019 e reduziu em 47% a inadimplência daquele período, passando de 18,6% em junho para 10% em novembro daquele ano. A expectativa para 2021 também é de reduzir o índice de 27,4% em relação ao total de veículos. A inadimplência deste ano fez com que R$ 18,66 milhões deixaram de ser arrecadados na cidade. Em 2020, por exemplo, a inadimplência fechou em 13,5% do total de pagantes, somando R$ 7,31 milhões (6,1%), enquanto que nos anos anteriores os valores e porcentagens são menores ainda.

Pagamento

Nesta semana, a Secretaria da Fazenda do Paraná autorizou o pagamento do IPVA através do cartão de crédito. A resolução que disciplina a alternativa institui um credenciamento de instituições financeiras que oferecem serviços online para recebimento de pagamentos eletrônicos. Ele será concedido pelo prazo de doze meses. O edital detalhado deverá ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. Neste ano, os contribuintes já puderam parcelar os pagamentos em até cinco vezes – até o ano passado o parcelamento máximo era de três meses.

Balanço da operação em Ponta Grossa

998 Veículos vistoriados

45 Veículos parados com irregularidades

11 auditores fiscais

5 agentes de trânsito da AMTT

5 policiais militares

4 guardas municipais

3  carros e uma moto foram recolhidos para o pátio da Polícia Militar

Fonte: Receita Estadual de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile