Menu
em

Bares e restaurantes registram prejuízo financeiro em PG

Foto: Rovena Rosa

Conforme a pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase um quarto das empresas gastronômicas de Ponta Grossa registraram prejuízo financeiro em janeiro deste ano. Outros 29% dos lugares trabalharam com estabilidade e 47% dos estabelecimentos tiveram lucro. (Em 2020, a Abrasel mostrou que o movimento em bares e restaurantes caiu, enquanto o delivery aumentou).

A pesquisa também mostrou que 33% dos empresários não conseguiram reajustar os preços baseados na inflação de 5,77% em 2022. A outra parte dos empresários locais só conseguiram ajustar os valores dos cardápios com base em valores menores que o índice oficial. “Sabemos que precisamos corrigir nossos cardápios, mas é como um beco, pois podemos equilibrar o caixa, mas afastar os clientes, é uma situação delicada”, ressalta Urubatan Sena, presidente da Abrasel Campos Gerais.

Prejuízo financeiro

Com essa dificuldade do setor, as dívidas estão se acumulando e muitos empreendedores buscam alternativas, como empréstimos para manter os negócios. Segundo o recorte da cidade, 59% dos empresários do setor têm hoje dinheiro adquirido com os bancos e do total há 11% com inadimplência.

Mesmo em um cenário negativo, o setor contratou mais: 19% das empresas aumentaram o quadro de funcionários em janeiro, na comparação com dezembro. Do outro lado, 11% dos empresários dizem ter realizado demissões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile