Menu
em

Avião agrícola pousa em milharal ao fazer manobra arriscada em PG

Avião agrícola pousa em plantação de milho depois de tentar um rasante

Um pequeno avião de pulverização agrícola foi obrigado a fazer um pouso forçado em uma plantação de milho a cerca de 1 km do Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa. O incidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (14). O piloto não se feriu.

O avião pertence ao aeroclube de Ponta Grossa e o piloto deu um rasante, em treinamento às manobras usadas no processo de pulverização, mas chegou muito próximo do solo e o piloto se viu obrigado a pousar. O aparelho sofreu avarias.

O milho está com cerca de um palmo de altura e foi plantado sob a palha da cultura anterior (plantio direto), o que pode ter contribuído para suavizar o pouso forçado. Um helicóptero do Samu esteve no local, mas o piloto recusou atendimento.

Sites de notícias chegaram a publicar que um helicóptero havia caído na região do Cará-Cará, o que não procede.

Aviação agrícola

A aviação agrícola foi utilizada pela primeira vez no mundo em 1911, pelo agente florestal alemão Alfred Zimmermann, que concebeu a ideia para proteção de florestas de pinheiros em seu país.

Porém a ideia ganhou aplicação prática e em 3 de agosto de 1921, em Troy, nos Estados Unidos, ocorreu o primeiro voo de uma pesquisa de campo da então Aviação do Exército e o Departamento de Agricultura do País para proteção de florestas de catalpa contra larvas de mariposas.

Em 1926 foi a vez da Argentina utilizar a ferramenta aérea pela primeira vez contra gafanhotos em Rafaela, na província de Santa Fé. Com um avião italiano SAML com motor Fiat 100 HP. A praga motivou também o surgimento da aviação agrícola nos anos 1940 também no Uruguai e Austrália e outros países.

No Brasil desde 1947

No Brasil, a aviação agrícola surgiu em 1947, na cidade gaúcha de Pelotas. Na época, a região estava enfrentando uma praga de gafanhotos e os agricultores perdiam às vezes toda a produção para a voracidade dos insetos, contra os quais nenhuma técnica estava surtindo efeito.

O agrônomo Leôncio Fontelles, do Ministério da Agricultura, e o piloto Clovis Candiota instalaram em um biplano Muniz M-9, de instrução do Aeroclube de Pelotas um equipamento encomendado por Fontelles em um funileiro local (a partir de relatos sobre operações aeroagrícolas em outros países).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile