em

Avenida Anita Garibaldi reúne histórias de família

Márcio Hanke fala com carinho da casa construída nos anos 1950 (foto: José Aldinan)

“Passei a minha infância nessa casa, brincando, vivendo histórias com meus avôs. Ver ela todo dia me traz muitas lembranças boas da minha família, além dela preservar nossa história”, conta o empresário Márcio Hanke, de 56 anos. A história de Márcio se passa na Avenida Anita Garibaldi, uma das importantes avenidas de Ponta Grossa.

Avenida Anita Garibaldi

A casa que Márcio fala com tanto carinho fica na Avenida Anita Garibaldi, no número 1740, no bairro Órfãs, em Ponta Grossa. Uma casa amarela, de madeira, e construída em meados de 1950, que pertencia aos avós de Márcio, Dona Anna e Seu Max.

“Eles criaram os 11 filhos aqui e os netos brincavam no jardim todos os dias. A casa sempre foi de cor amarela e espero que ela continue ali por muitos anos”, completa Márcio. Atualmente, o imóvel está alugado para uma empresa de móveis rústicos.

Lei de nomeação da avenida

De acordo com os registros das leis municipais de Ponta Grossa, a Avenida Anita Garibaldi começou a ser construída em 1962, quando o governo municipal começou a desapropriar terrenos do local para realizar as obras de abertura da via. A avenida é uma das poucas vias de Ponta Grossa que homenageia mulher. Os documentos oficiais mencionam a via como avenida e como rua. As placas a definem como rua, mas a população, até por conta da largura, extensão e função da via, a chamam de “avenida”.

Quem foi Anita Garibaldi?

Anita Garibaldi (1821-1849) foi apelidada de “Heroína dos Dois Mundos”. Ela recebeu esse título por ter participado, no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Anita lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

Nossa Rua’

Essa reportagem integra a série ‘Nossa Rua’, através da qual o jornal Diário dos Campos e portal DCmais conta um pouco da história dos endereços de Ponta Grossa, nas comemorações de 200 anos da cidade.

Ficha técnica

Pavimentação: asfalto

Função: ligação entre os bairros Órfãs e Centro

Ocupação: residencial e comercial

Sinalização: semáforos e lombadas físicas

Sentido: mão-dupla

Leia mais: Rua Santos Dumont reúne histórias de fé e de fatos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.