Menu
em

Av. Rocha Pombo, no Jd Carvalho, é ‘roleta russa’ para motoristas

Acidente deixou três vítimas. Duas delas enclausuradas no carro que capotou. Foto: José Aldinan

Três mulheres ficaram feridas nesta quarta-feira (29) em um grave acidente entre dois carros no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. Um dos veículos envolvidos chegou a capotar e duas das vítimas ficaram enclausuradas. O palco da colisão? O cruzamento da Avenida Rocha Pombo com a Rua Laurindo Rabelo, perto da Vila Vilela. Além do carro com as rodas para cima, um detalhe chamou a atenção: a esquina não tem em nenhum dos lados placa de preferencial.

O mesmo pode ser visto na quadra seguinte: cruzamento da Rocha Pombo com a Dr. Ronie Cardoso. São duas esquinas sequenciais que se transformam em ‘roleta russa’ para aqueles que desconhecem a região.

Assim que a equipe de reportagem chegou ao local para fazer a cobertura do acidente, por volta das 13h, uma moradora da ‘Rocha Pombo’ nos parou e disse: “antes de mais nada vejam que não tem qualquer placa de sinalização”. O fato foi constatado e também constatou-se que não há pinturas indicativas no asfalto. Presume-se que os fatores colaboraram significativamente para o acidente.

A motorista de um VW Spacefox vinha pela Laurindo Rabelo e não parou no cruzamento com a Rocha Pombo, acertando o VW Gol na lateral. Com o impacto, o Gol capotou e parou com as rodas para cima.

Foto: José Aldinan

O veículo era conduzido por um motorista de aplicativo. Ele conseguiu sair do carro, mas as duas passageiras ficaram presas e precisaram de socorro do Siate/Corpo de Bombeiros. Ambas sofriam com dores na coluna. Elas foram encaminhadas para atendimento hospitalar.

Já a motorista do Spacefox foi retirada de maca e com colar cervical pelo Samu. Ela também passaria por observação médica. No banco de trás estava uma criança. O menino não se machucou. Ele estava na cadeirinha.

“O trânsito de Ponta Grossa está muito mal sinalizado. Agora nessa época vem muita gente de outras cidades passar o final de ano aqui e, infelizmente, pode acontecer isso”, comenta e exemplifica Sandro Moreira.

No caso da Avenida Rocha Pombo, ela vem como preferencial por três quadras consecutivas entre o Centro e o Jardim Carvalho, mas na sequência deixa de ser preferencial por mais três quadras. A mesma via volta a ser preferencial a partir do cruzamento com a Rua Leão Federman.

Por conta da falta de sinalização em um trecho consecutivo, moradores das redondezas temem por acidentes ainda mais graves do que esse registrado no início da tarde de quarta-feira.

O que diz o Departamento de Trânsito?

Questionada pela redação do dcmais sobre a falta de sinalização nas vias, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) disse que “já consta no cronograma de ações previstas para os próximos dias a revitalização de sinalização na região, incluindo o trecho mencionado pela reportagem”.

Ponta Grossa tem a 2ª maior taxa de capotamentos do Paraná

Ponta Grossa teve, neste ano, o registro de 55 capotamentos de veículos com vítimas que necessitaram atendimento ou avaliação médica. A estatística é do Corpo de Bombeiros do Paraná e se refere apenas a ocorrências atendidas pelo Siate. Os números revelam que a cidade possui o segundo maior número de capotamentos no Paraná.

Nessa avaliação, Ponta Grossa só ficou atrás de Cascavel, quando se faz a relação número de capotamentos X número de veículos que compõem a frota do município. Em seguida estão São José dos Pinhais, Maringá e Colombo.

Em meio aos 55 capotamentos, foram 59 vítimas feridas, muitas delas de forma leve ou moderada. Outras 17 pessoas saíram ilesas, na maioria das vezes graças ao uso do cinto de segurança e baixa velocidade de impacto. Do total de acidentes, 29 ocorreram em trecho rodoviário ou de ligação com rodovia.

Curiosidade…

A reportagem descobriu que ao final de 2015 um internauta criou a página ‘Capota PG‘ no Facebook. O ‘criativo internauta’ já havia se atentado para o fato de que a cidade tem muitos acidentes deste tipo. Ele publicou por anos fotos e notícias de capotamentos em Ponta Grossa.

Na descrição da página, o criador faz uma pequena piada: “Os mais incríveis capotamentos você encontra só aqui! Ponta grossa, terra do campo gravitacional invertido onde quase todos os dias veículos capotam”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile