em

Aumenta procura por exames de mamografia em PG

Ponta Grossa registrou um aumento da procura das mulheres pela mamografia. Dados da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal, apontaram que, de janeiro a agosto de 2018, foram agendados  1978 exames bilateral de rastreamento, ou seja, procedimentos que tentam rastrear a possível existência de algum nódulo nos seios. No mesmo período deste ano, o número saltou para 2867 agendamentos.

De acordo com a Saúde, os agendamentos de exames chamados de mamografia de diagnóstico, realizado quando as mulheres já apresentam o nódulo, também registraram aumento. No ano passado, de janeiro a agosto, foram realizados 459 agendamentos, enquanto que neste ano foram 551.

Por mês, segundo a Fundação Municipal de Saúde, são feitos aproximadamente 358 agendamentos de mamografias de rastreamento e pouco mais de 68 exames de diagnóstico. No Hospital Universitário são feitas cerca de 20 mamografias por mês.

Segundo a Fundação, o aumento da procura se dá por diversos motivos, entre eles, conscientização das mulheres e também pelos trabalhos realizados pelas equipes realizam busca ativa das mulheres que estão dentro da faixa etária de risco e nunca fizeram exames preventivos.

Somente no Hospital Universitário, são realizadas 20 mamografias por mês. (Foto: Arquivo DC)

 

Papanicolau

Mesmo com o aumento da procura pela mamografia, ainda é importante chamar a atenção das mulheres para outros exames preventivos, à exemplo do papanicolau.

Como forma de chamar a atenção, a Fundação de Saúde, juntamente com o projeto de extensão 'Prevenção e Educação na atenção à saúde da mulher: coleta de exame Papanicolaou (Projetopap)', vinculado à UEPG, realizará palestras para as usuárias das Unidades de Saúde ao longo do mês.

As palestras serão sobre o tema 'Prevenção na saúde da mulher: coleta de exame Papanicolaou', com enfoque na prevenção do câncer do colo útero.

Trata-se da sexta edição desse trabalho junto à comunidade, enfatizando a importância da realização do exame preventivo do câncer do colo uterino, informado as mulheres de que forma se dá a evolução desse tumor, a faixa etária mais afetada da mulher por esse câncer, importância da vacinação contra o vírus HPV (principal fator de risco para esse tipo de tumor).

As mulheres têm a oportunidade de sanar dúvidas sobre o rastreamento do câncer do colo útero como faixa etária ideal para a realização o exame, cuidados a serem tomados pela mulher antes da realização da coleta de material cervical e periodicidade da realização do exame.

Outubro Rosa

Em 2019, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no Outubro Rosa tem como tema 'Câncer de mama: juntos, sem medo'. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença.

Diversas atividades estão programadas ao longo deste mês em Ponta Grossa. Pela Rede Feminina de Combate ao Câncer estão previstas palestras em escolas e empresas com voluntárias para abordar os principais tipos de cânceres que afetam as mulheres.

A Escola Adventista também fará uma ação com os alunos, na tarde de terça-feira (30), no Parque Ambiental. Os estudantes do 9° ano vão entregar, no final da tarde, balões e rosas com cartões com o tema 'Você cuida de tantos, cuide de você' para mostrar às mulheres a importância de cuidar da saúde.

No dia 18 deste mês, uma blitz do Outubro Rosa está programada para acontecer na avenida Dom Geraldo Pellanda. Uma ação também está prevista no mesmo dia na avenida Carlos Cavancanti com diversas atividades como aferição de pressão, verificação de índice glicêmico, orientações psicológicas, orientação para uma alimentação saudável, maquiagem, unha, massagem e sobrancelha.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.