em

Audiência vai definir futuro de santuário no Parque Vila Velha

Foto: Reprodução / Facebook Fotos Antigas Parque Vila Velha

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural publicou um edital de convocação para uma sessão pública, que irá discutir o tombamento da ermida Santuário Mãe da Divina Graça, instalado no interior do Parque de Vila Velha. A sessão será no dia 17 de julho, às 18h30, no auditório A do Cine Teatro Ópera, e pode decidir o futuro da ermida erguida em honra a Nossa Senhora de Vila Velha.

Em abril deste ano, o Diário dos Campos e portal DCmais divulgou que o atual Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Velha prevê a demolição do Santuário Mãe da Divina Graça, em Ponta Grossa. O documento ainda passa por revisão e, enquanto isso, o fim ou preservação da ermida vem sendo discutido.

O vereador Felipe Passos (PSDB), por exemplo, protocolou Moção de Apelo (186/2023) ao Poder Executivo, solicitando o tombamento do Santuário como Patrimônio Histórico. Em 2018, o Governo do Estado, em conjunto com a Diocese de Ponta Grossa, estudava fazer o restauro e uso da ermida pelo público, o que acabou não se concretizando.

Acervo de obras de arte

A sessão pública do dia 17 também debate o tombamento do Acervo Municipal de Obras de Arte inaugurado em abril de 2023 e instalado em anexo ao Centro de Cultura. O local foi idealizado para acomodar e preservar as mais de 700 obras de arte pertencentes ao município.

Leia mais: Plano de manejo prevê demolição de Santuário em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.