em

Atualização da Planta Genérica de Valores deve ser concluída em junho

A atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) de Ponta Grossa está em fase final e vai alterar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos contribuintes no próximo ano.

Esse cálculo está sendo realizado através do chamado Georreferenciamento. Com esse cálculo todos os imóveis que foram ampliados ou que tiveram alterações na sua metragem ou construção sofrerão reajuste no valor cobrado do IPTU de 2020.

A última atualização do PGV aconteceu em 1998, portanto, os valores calculados agora serão de alterações que ocorrem durante quase 22 anos. Segundo a assessoria de imprensa do Governo Municipal, o valor projetado para a arrecadação de 2020 é de aproximadamente 6% a mais do estimado esse ano, chegando a mais de R$ 77 milhões. O valor estipulado para 2019 foi de R$ 73 milhões, o que correspondeu a 10% do valor da arrecadação total do município.

Além do tamanho da metragem, esse novo cálculo levará em conta também a área, a idade, a tipologia (se é de alvenaria ou madeira) e a localização do imóvel. Segundo a assessoria mais de 70% da cidade já foi registrada em fotos aéreas, e todo o processo deve ser concluído até junho deste ano.

A prefeitura todo ano abre um prazo para que o contribuinte possa conferir e revisar o valor cobrado, e para que possa entrar com um pedido de isenção do mesmo. O valor arrecadado é destinado para áreas da saúde e educação.

Como funciona

O Georreferenciamento é feito através da empresa Viageo, contratada pela prefeitura desde 2014. O processo utiliza fotos aéreas e imagens panorâmicas para a verificação dos imóveis. Esses dados e imagens são implantados nos servidores da Prefeitura, permitindo a comparação com as informações já existentes no cadastro do sistema tributário. As divergências de áreas, serão enviados ao sistema para a atualização do cálculo do IPTU.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.