Três bairros de Ponta Grossa tiveram problemas na coleta de lixo na noite de terça-feira (10), sendo um deles o Ronda. Na manhã desta quarta-feira (11) a concessionária atribuiu o problema à redução da equipe de coletores por problemas de saúde e o sindicato da categoria acrescentou que isso provocou uma paralisação temporária dos servidores.
Tanto a concessionária Ponta Grossa Ambiental quanto o Siemaco, sindicado dos coletores, afirmaram que o problema foi equacionado e que o serviço voltou à normalidade. A situação, portanto, é diferente do que se veiculou nas redes sociais e aplicativos de mensagens, sugerindo que o motivo do atraso na coleta estaria ligado à questões salariais.
“Normalmente, as equipes são divididas em três coletores. Mas, por conta do afastamento dos trabalhadores em decorrência da pandemia, eles estão saindo em apenas dois. Esse foi o motivo da paralisação de duas horas na noite de terça-feira”, disse Maria Donizeti Teixeira Alves, presidente do Siemaco.
A presidente do sindicato acrescentou: “Estivemos em reunião com a PGA na manhã de hoje (11) e a empresa se comprometeu a contratar mais 30 coletores para suprir essa demanda. Com relação aos salários, tudo está em dia”.
A concessionária emitiu nota oficial no final da manhã de quarta onde informou que “nesta terça-feira (10), durante a coleta domiciliar noturna, houve atrasos pontuais na execução dos serviços em alguns bairros de Ponta Grossa, contudo já foram disponibilizados veículos e equipes extras para regularizar todas as coletas, informamos ainda que disponibilizamos nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), através do telefone 0800 727 0327, para informações atualizadas sobre a coleta”, disse a nota.
Atualizada às 11h30 de quarta-feira (11)