Menu
em

Assembleia diocesana reuniu 550 católicos em Ponta Grossa

Foto: Divulgação

Para os 550 participantes da XV Assembleia Diocesana Avaliativa e Celebrativa que estavam na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Ponta Grossa, no sábado (8), o dia foi de chuva, mas também de bênçãos e homenagens.

Padres, diáconos, religiosos e lideranças leigas, ao lado de Dom Sergio Arthur Braschi, passaram toda a manhã refletindo sobre os quatro pilares da ação evangelizadora: Palavra, Pão, Caridade e Missão, em suas linhas de atividade, ordenando os avanços ante ao Plano Diocesano de Pastoral 2019/ 2023 e identificando onde a atuação pode ser ampliada.

A Assembleia, promovida pela coordenação diocesana da Ação Evangelizadora, à tarde, foi marcada por muitas homenagens ao bispo dom Sergio, o qual recebeu vários presentes.

Um documentário sobre Dom Sergio, especialmente produzido para a ocasião, emocionou a todos. Entre os testemunhos, a presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito da Arquidiocese de Curitiba, os padres Reginaldo Manzotti e Jaime Rossa, abade dom André Martins, OSB, entre outros religiosos e leigos. A Assembleia terminou com uma procissão motorizada em direção a Catedral Sant’Ana. Na igreja-mãe foi celebrada missa de encerramento, às 16h30.

Assembleia

A programação da XV Assembleia Diocesana Avaliativa e Celebrativa foi aberta às 8h30, com a oração inicial e, em seguida, a palavra do bispo, que lembrou do dia em que foi ordenado padre, na Paróquia São Francisco de Paula, em Curitiba. em 8 de julho de 1973. Dom Sergio festejava, exatamente no sábado, 50 anos de sacerdócio. “É um momento histórico em função dos meus vários jubileus, junto com o aniversário de 200 anos da primeira paróquia de Ponta Grossa. Quem está aqui vai poder dizer um dia: eu estava lá”, destacou o bispo.

Os trabalhos envolveram uma avaliação e síntese da caminhada das paróquias, a partir das 1.500 respostas recebidas das comunidades a respeito do que foi vislumbrado do Plano Pastoral Diocesano dentro dos pilares Palavra, Pão, Caridade e Missão, e suas diferentes frentes.

O bispo Dom Sergio lembrou que a Assembleia foi celebrativa pela partilha da alegria da fé, mas foi igualmente avaliativa. “Não para assumirmos novas decisões, mas para pensar no passado, no feito, e avaliar como estamos vivendo a sinodalidade. Estamos sendo a casa de portas abertas? Avaliar para retomar as opções que definimos, reassumindo a caminhada”, orientou Dom Sergio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile