Menu
em

Artistas de Ponta Grossa têm últimos dias para inscrever trabalhos

Como Vanderli, muita gente vive do artesanato na cidade (Fábio Matavelli)

Artistas de Ponta Grossa têm até o próximo dia 6 de novembro para se inscreverem em três editais da Fundação Municipal de Cultura. O objetivo é amparar financeiramente empreendedores culturais, artistas e produtores residentes no município, que foram diretamente impactados pela condição de isolamento social no combate à covid-19. Os editais contemplam, ainda, profissionais que atuam na chamada “economia criativa”, e também objetivam proporcionar atividades culturais à população de forma on-line.

Mariliza de Paula Fadel percebeu em um dos editais uma oportunidade. Ela trabalha exclusivamente com artesanato, e tem uma loja no centro da cidade. Em 1996, começou a fazer bordados, desde então faz muito trabalho manual, incluindo tricô, pintura e terrários de cerâmica. “Minha filha me ajudou a se inscrever no edital na semana passada. Acho muito bom, principalmente porque não existe na cidade um local onde todos os artesão possam trabalhar e expor o que vendem”, diz.

Mariliza de Paula Fadel trabalha com artesanato e viu nos editais uma oportunidade

Vanderli Santos Bachinski não sabia sobre os editais, mas participou recentemente de censo dos artistas de Ponta Grossa. Desde 2002 ela faz parte da Casa do Artesão de Ponta Grossa, associação que reúne 19 artistas da cidade. “Embora a pandemia tenha interrompido projetos da prefeitura, a fundação está sempre em contato com a gente”, diz.

Recursos

O artesanato é apenas um dos segmentos atendidos pelos editais, que disponibilizam recursos de R$ 2,2 milhões por meio da Lei Federal Aldir Blanc. Há subsídios para profissionais de vários segmentos artísticos, grupos, mestres populares e povos tradicionais e para promotores de arte. Os textos dos editais e os detalhes para as inscrições estão no site cultura.pontagrossa.pr.gov.br/lei-aldir-blanc.

A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi implementada pelos Estados e Municípios brasileiros para distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Cultura no momento em que o setor cultural passa por graves dificuldades financeiras.

Souvenires de Vila Velha

Empresários de micro e pequenas empresas de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais também estão convidados a participar do projeto Souvenir Parque Vila Velha, uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a Soul Parque Vila Velha, concessionária do parque. O objetivo é estimular a criação e comercialização de produtos na loja Souvenir, que será inaugurada, no dia 24 de novembro de 2020.

“A oportunidade de participação está aberta a empresários de micro e pequenas empresas, que se considerem criativos e inovadores, seja na criação ou customização de produtos, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento, explica a consultora do Sebrae/PR”, Nádia Joboji.

A inscrição das amostras pode ser realizada nos dias 4 e 5 de novembro, conforme o regulamento. Informações: 42-99955-3503

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile