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Após testes, Prefeitura de PG aprova uso de ‘carro inteligente’

Veículo fez mapeamento de ruas com buracos e problemas em sinalização

Foto de carro dotado de sistema com inteligência artificial da empresa Mapzer

Veículo foi utilizado por 60 dias em vias públicas de Ponta Grossa / Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa aprovou, em uma avaliação preliminar, o uso do automóvel dotado de inteligência artificial que, no final de 2021, circulou pelas ruas da cidade fazendo o mapeamento das vias públicas e identificando melhorias. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais entrou em contato questionando quais foram os resultados do uso do “carro inteligente”, com tecnologia anunciada como pioneira no Brasil. Permitiria, em tese, identificar buracos no pavimento e falhas na sinalização horizontal e vertical, por meio do uso de câmeras sensíveis a ponto de detectar rachaduras no pavimento.

Carro inteligente

Conforme detalhado em setembro do ano passado, o sistema seria testado sem qualquer custo ao poder público, gerando um banco de dados completo e atualizado de toda a cidade, permitindo que a administração pudesse planejar os próximos investimentos e ações de forma estratégica.

Apenas prova de conceito

A reportagem questionou quais foram os problemas detectados, quais as regiões da cidade apontadas como mais críticas e se o Município pretende adotar a tecnologia de forma efetiva. Na resposta, a prefeitura optou por não detalhar os resultados obtidos, mas informou que “a tecnologia veio para o município através de um termo de cooperação com finalidade de fazer uma prova de conceito. O objetivo era de colher os dados tendo Ponta Grossa como o cenário para a validação da tecnologia. A avaliação preliminar da tecnologia é positiva no sentido da produção de dados que auxiliem na identificação e mapeamento das demandas da comunidade”, explicou o Município, via assessoria de imprensa.

Mapzer

A reportagem também consultou a empresa Mapzer, responsável pelo sistema, que informou ter sido o teste realizado normalmente no período de 60 dias, gerando relatórios em tempo real enviados à prefeitura. Os relatórios, informou a Mapzer, pertencem ao Município e só podem ser divulgados se houver interesse pela prefeitura.

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