em

Após surto, Paraná não revela números da covid-19 em unidades prisionais

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp-PR) confirmou que a cadeia de Toledo, na região oeste do Paraná, identificou um grande número de detentos infectados pelo novo coronavírus. Segundo o Depen, 122* detentos testados tiveram resultado positivo, embora apresentem sintomas leves da doença. Conforme determina o protocolo, o órgão solicitou ao município a aplicação de testes em presos com qualquer sintoma gripal, o que resultou no diagnóstico.

Uma equipe médica deslocou-se para a unidade para avaliações mais aprofundadas, inclusive de estrutura. Devido ao alto número de contaminados, em conjunto com autoridades de saúde local, decidiu-se que a estratégia mais adequada nesse momento é manter os presos isolados na própria unidade prisional, impedindo novas entradas, até que se cumpra o período de quarentena e não haja mais riscos de transmissão da doença.

A testagem dos detentos abrigados na unidade foi realizada após um servidor apresentar resultado positivo para a covid-19, o qual foi isolado de forma imediata.

Segundo o Depen, os presos estão sendo avaliados diariamente pelas autoridades de saúde local. Além disso, o prédio passa por limpeza e desinfecção de duas a três vezes ao dia. Além do agente, o primeiro a testar positivo na Cadeia Pública, nenhum outro servidor foi infectado.

 

Sem resposta

Questionada pelo DC a respeito das ações que vêm sendo adotadas em relação à testagem de detentos, a Secretaria de Estado de Saúde informou que apenas a Sesp pode fornecer essas informações. A Sesp, por sua vez, emitiu uma nota sem responder aos questionamentos: Quantos detentos já foram testados no Paraná? Quantos tiveram resultado positivo para a doença? A Sesp destacou ter adotado várias medidas para conter o avanço da doença no sistema prisional, inclusive com a restrição de visitas.

*Texto alterado às 18h40 de 15/06. O texto anterior mencionava apenas 20 detentos infectados, mas a Sesp concluiu a testagem em massa na cadeia e identificou 122 positivados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.