em

Após seis meses, PLRs seguem apenas no papel

Foto: Fábio Matavelli / Arquivo DC

Em novembro do ano passado, em meio à campanha eleitoral do primeiro turno, Ponta Grossa ganhou o Ponto de Ligação Rápida (PLR) – alternativa para que passageiros pudessem trocar de linha sem pagar nova passagem. Desde então, somente 2 dos 11 PLRs prometidos para dezembro do ano passado – ainda na gestão Marcelo Rangel (PSDB) – foram ativados: Siqueira Campos e Santa Paula.

Questionada pela reportagem sobre o andamento das instalações, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) afirma que o projeto será concluído.

“No momento, a AMTT trabalha na definição dos locais que receberão os PLRs nos bairros e nos levantamentos necessários para a adequação dos espaços selecionados”, diz o órgão, que atualmente é presidido pelo ex-vereador Romualdo Camargo. Celso Cieslak – nomeado no início do ano pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) – deixou o comando há menos de um mês para assumir vaga na Câmara.

De acordo com a Autarquia, não há mudança de planos em relação às regiões da cidade. Somente faltaria definir com precisão o posicionamento dos pontos nas vias. Assim, é possível afirmar que o sistema passaria a funcionar na Biblioteca Municipal e Conservatório, Pronto Socorro, Praça do Ponto Azul, praça atrás do Cemitério São José, UEPG Central, Palmeirinha, Monteiro Lobato, Vila Estrela e 31 de Março.

Na segunda quinzena de dezembro, o DC já havia reportado a ausência de todos os pontos prometidos. Naquela oportunidade, a Autarquia havia respondido que “a expectativa é que o processo aconteça de forma gradativa nas próximas semanas”.

Quase seis meses depois, a AMTT reforça que não há entrave no processo. “Os trabalhos relacionados seguem feitos normalmente pelo setor responsável”, diz.

Em funcionamento

Os dois PLRs em funcionamento abrangem ao todo dez linhas, sendo quatro no Siqueira Campos (Castanheiras, Recanto Verde, PLR Siqueira Campos/Oficinas e PLR Siqueira Campos/Centro) e seis no Santa Paula (Santa Paula, Santa Terezinha, Roma, Buenos Aires, Gralha Azul e Dom Bosco).

Segundo a AMTT, cerca de 1,9 mil pessoas usaram por dia útil os dois PLRs no mês de maio, totalizando 40.853 passageiros nos 21 dias. Aos sábados foram 23.222, e aos domingos 9.174.

“A quantidade é considerada positiva devido aos benefícios que trazem aos usuários e à possibilidade de ampliação da utilização conforme seja expandido o sistema”, avalia a AMTT.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.