Menu
em

Após revitalização, ‘Escadão da Ronda’ é parcialmente demolido

Obras em imóvel anexo ocorreram em junho, e acarretaram na demolição de parte do muro

Foto: José Aldinan

Espaço bastante conhecido por quem trafega pela Avenida Visconde de Taunay, o ‘Escadão da Ronda’, em Ponta Grossa, foi parcialmente demolido. A intervenção surpreende porque ocorreu menos de sete meses depois de o local ser revitalizado. Naquela oportunidade, pelo menos dez grafiteiros de PG, além de artistas convidados de outros municípios do Paraná e de Santa Catarina, participaram da segunda edição do “Graffiti no Escadão”.

À época, o grupo informou ter recebido autorização da Fundação Municipal de Cultura para executar as obras artísticas, que tiveram como tema central a Consciência Negra. A Prefeitura de Ponta Grossa chegou a dar apoio fazendo a pintura de fundo do muro, e oferecendo local para pernoite aos artistas de fora.

Terreno junto do ‘Escadão’ está passando por escavação. Foto: José Aldinan
Imagem mostra como está o ‘Escadão da Ronda’ nesta segunda-feira (18) em PG. Foto: José Aldinan

A reportagem do portal DCmais questionou o Município sobre as razões da demolição, e se a escadaria é considerada espaço público. Além de o muro já ter sido parcialmente derrubado, o terreno está passando por escavações, o que sugere que esteja em imóvel particular. A reportagem também perguntou se a obra é regular, já que não há tapumes instalados no entorno, e o passeio também encontra-se danificado. A prefeitura não respondeu até a publicação desta nota.

Jackson Paes, um dos grafiteiros que atuou na revitalização do ‘Escadão da Ronda’ em PG, relata que acreditava tratar-se de um espaço público. “Só depois que começaram a demolir que fui informado que se tratava de um local particular”, comenta.

Detalhe da obra artística, em novembro de 2021 (Foto: José Aldinan / Arquivo DC)
Segunda edição do grafiti no Escadão levou 12 anos para ocorrer (Foto: José Aldinan / Arquivo DC)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile