em

Após alta da gasolina, saiba se já vale a pena usar etanol em Ponta Grossa

Arquivo DC

Com o aumento no preço da gasolina, o consumidor fica preocupado com o peso que isso terá no bolso ao final do mês. E aí surge a velha pergunta: já vale a pena abastecer com álcool. A resposta à pergunta não é tão simples.

A forma mais prática e comumente adotada para calcular se o etanol está compensando consiste em uma conta simples. Divide-se o valor do litro de etanol pelo valor do litro de gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7 significa que o álcool já estaria compensando.

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais circulou por alguns dos postos de combustíveis na área central e encontrou preços bem diferentes. Na Avenida Visconde de Mauá, um dos postos comercializava o etanol a R$ 3,68 o litro e a gasolina e R$ 4,84. Com o resultado 0,76, a gasolina ainda se mostra vantajosa.

Em outro posto, na mesma região, a divisão teve resultado 0,71. A gasolina ainda se parecia mais interessante que o álcool, mas a diferença havia diminuído.

A regra, portanto, é pesquisar. Além disso, especialistas sugerem que o consumo varia conforme o modelo do carro. É preciso conhecer o próprio veículo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.