em

Após 9 anos fechado, Matadouro Municipal de Ponta Grossa deve virar parque

Prefeitura afirma que Estado vai liberar R$ 700 mil para a execução do projeto, que deve ser iniciada no segundo semestre deste ano

Fotos da estrutura do antigo Matadouro Municipal de Ponta Grossa
Imóvel público fica localizado na rua Valério Ronchi, no bairro Neves (Foto: José Aldinan/DC)

Após 9 anos desativado, o imóvel que abrigava o Matadouro Municipal de Ponta Grossa deve ser reutilizado. A Prefeitura pretende utilizar o espaço, que fica localizado às margens do Rio Verde, para construir um parque voltado ao lazer, contemplação e conservação da natureza.

De acordo com informações repassadas à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais, o projeto está sendo finalizado pela administração municipal e deve ser apresentado até o final de fevereiro à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que após aprovação deve liberar recursos de R$ 700 mil para a Prefeitura licitar a obra. “Considerando este trâmite, a previsão é iniciar a execução no 2º semestre deste ano”, afirma o Município.

A conversa com o Estado iniciou em novembro, quando autoridades locais se reuniram com o secretário da Sedest, Márcio Nunes, para discutir o projeto. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Andre Pitela, afirmou que ainda em 2021 seria iniciada a retirada dos entulhos e da estrutura antiga do local – que, porém, ainda está “de pé”.

Bosque Rio Verde

Intitulado de Bosque Rio Verde, o projeto prevê demolir a estrutura do antigo matadouro e construir um parquinho infantil, academia da terceira idade, quadra poliesportiva, banheiros públicos, pista de caminhada e corrida, estacionamento e área para ciclistas, com compressor de ar e torneiras, além de contemplar também a recuperação das margens do Rio Verde.

Outro projeto para o entorno do Rio Verde já vem sendo executado pela Prefeitura desde novembro: a revitalização do parque do balneário, espaço criado na década de 70 e alvo constante de vandalismo. Entre estes trabalhos estão o plantio de 200 árvores, sinalização, churrasqueiras, parquinhos e quadra esportiva.

Matadouro Municipal de Ponta Grossa

O imóvel do antigo Matadouro Municipal de Ponta Grossa, espaço em Uvaranas que já chegou a abater quase trezentos animais por dia, foi interditado pela Justiça em 2013 devido a irregularidades ambientais. Em 2018, chegou a ser utilizado temporariamente pelo 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) para treinamentos militares, mas o término da permissão de uso ocorreu no mesmo ano e desde então não havia perspectivas de uso do local.

Em janeiro de 2020 e de 2021 a reportagem do DC questionou a Prefeitura sobre os planos para o espaço, mas até então a resposta era apenas de que estava sendo desenvolvido um estudo para definir qual deveria ser a sua destinação. Entre as possibilidades estavam vender, alugar ou ceder para novos projetos, como por exemplo conceder a área para atividades permitidas dentro da legislação ambiental – ao lado do terreno há um rio, o que restringe os serviços que podem ser executados.

Fotos da estrutura do antigo Matadouro Municipal de Ponta Grossa
Foto: José Aldinan/DC

Veja o vídeo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.