em

Após 7 anos, Mauro Fernandes se despede da organização do rolimã

Foto: Fábio Matavelli

Ponta Grossa recebe neste final de semana o primeiro evento de rolimã em 2020. A prova será disputada domingo (22), na Rua Margarida Zagonel Slaviero, no Jardim Los Angeles. Apesar de abrir o calendário da temporada, ela pode marcar a despedida da modalidade no formato competitivo dentro do município. Organizador das competições que recuperaram a nostalgia do rolimã há sete anos, Mauro Fernandes deixará a coordenação de provas.

A brincadeira barata e que junta pessoas de diferentes faixas etárias, famílias e amigos virou mania em Ponta Grossa em 2013, quando Mauro se arriscou a iniciar os eventos em diferentes pontos da cidade. Os mais significativos ocorreram na descida da Rua Augusto Ribas, no Centro, e na Avenida Visconde de Taunay, na Ronda.

Apaixonado pelas rodinhas, Mauro prefere não se aprofundar nas razões que levam a largar a organização de eventos, mas as dificuldades para documentação e o desgaste exigido na empreitada de cada prova estão entre os motivos.

Sempre ao lado da família, o ponta-grossense foi em diversas oportunidades personagem de reportagens nacionais por retomar a tradição do rolimã. “Fomos referência internacional. Pensamos que isso facilitaria em realizar os eventos, mas está cada vez mais difícil”, afirma.

Sem uma pessoa à frente, a sequência de competições é incerta. “Não sei te responder como ficará”, disse Mauro ao ser questionado sobre o futuro da modalidade em Ponta Grossa.

O fechamento do ciclo ocorre justamente no dia em que o organizador completa 80 eventos à frente do esporte. Segundo ele, será o único da cidade em 2020 e um dos poucos do país no ano: o outro será em Piracicaba, no interior de São Paulo.

80ª CORRIDA

A 80ª Corrida Carrinho de Rolamentos Malucos dos Campos Gerais terá como palco o Jardim Los Angeles pela quarta vez. O início no domingo está previsto para 9h30 da manhã. Serão sete categorias: Grid, Normal, Livre, Sled, Sled Cavalo Louco, Luge e Trike.

Até o momento, 45 competidores estão inscritos. O limite é 50 por conta da pandemia. Além desta medida, a direção promoverá outras iniciativas para evitar aglomerações no local e o contágio do coronavírus.

“Teremos pessoal trabalhando e cuidando da parte do distanciamento, além de álcool gel em vários pontos da pista. Será obrigatório uso de máscara tanto aos pilotos quanto ao público caso tenha. Vamos cobrar a todo instante no microfone do evento estes itens. Todos os pilotos devem ter o próprio local de estrutura para arrumar e limpar os rolamentos, sempre com distância mínima de cinco metros um do outro”, explica Mauro.

E não é apenas gente de Ponta Grossa que competirá, pelo contrário. Há inscritos de Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Toledo.

RECORDISTAS

Dois recordistas mundiais de velocidade estarão presentes em Ponta Grossa no fim de semana. Um deles é Diego Campos Gasparelo, que atingiu159,29km/h no Sled em Quebec, no Canadá, em 2017. O outro é Alexandre Serri, que chegou a 164,24 km/h no Luge dentro do mesmo evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.