Menu
em

Após 17 anos chega ao fim a ‘Era Pitela’ no futebol amador de PG

Foto: Arquivo DC

Romildo Freitas é o novo presidente da Liga de Futebol de Ponta Grossa (LFPG). O árbitro assumiu o cargo após aclamação em Assembleia Extraordinária na sede da entidade. A chegada de Romildo significa o fim do ciclo de quase duas décadas de César Roberto Pitela no comando do futebol amador do município. Uma passagem que começou em 2004 e que se encerrou neste 1° de fevereiro de 2021.

O que os mais jovens provavelmente não sabem é que a relação de Pitela com os gramados locais começou ainda mais cedo, como jogador. Defendeu o juvenil do tradicional UCA e defendeu a Comabra (atual Sadia) entre 1974 e 1979.

“A partir daí entrei na Rede Ferroviária Federal como maquinista. Nesse tempo fundamos a AFER (Associação dos Ferroviários) e disputamos campeonatos no grêmio de futebol, no Jardim Pontagrossense, onde era a sede. Eu comandava o futebol suíço e o futebol de salão da AFER. Fui pegando gosto pela coisa e me aperfeiçoando”, conta.

Antes de subir a cargos elevados, Pitela atuou como representante de campo da Liga. “Acredito que trabalhei bem. Aí o Aluízio José Ferreira [presidente da entidade em 2004/2005] me convidou para fazer parte da diretoria. Assumi como diretor de Esportes”, relembra.

Há 17 anos o ex-maquinista já era responsável por organizar as competições do futebol amador e, em 2006, se tornou o principal nome da LFPG, alcançando a presidência. “O maior desafio foi tocar a Liga nesse tempo todo sem auxílio. Nem de Prefeitura, nem de Secretaria. Tocamos no peito e na raça graças às mensalidades dos clubes”, comenta.

Segundo Pitela, o caixa entregue à nova gestão está abaixo de R$ 1 mil, reflexo da pandemia que começou em março de 2020. “Tivemos que perdoar algumas mensalidades atrasadas, principalmente daqueles clubes que tinham menos condições financeiras. Perdoamos de quatro a cinco mensalidades. Então a arrecadação de 2020 foi muito baixa, mas é suficiente para a nova gestão começar os trabalhos”, considera.

Frustração

Questionado se teve algo que gostaria de ter feito e não conseguiu, César Roberto Pitela menciona as competições de base. Elas chegaram a acontecer no início da última década, mas não perduraram.

“Por esses últimos anos foi impossível de fazer pela parte financeira dos clubes. Uma das maiores tristezas é que a gente não pôde dar sequência. Espero que em 2021 o presidente atual, o Romildo, consiga. Está na programação que deixei para o primeiro semestre. Ele terá que correr atrás de patrocínios, pois o maior desafio dos clubes é o pagamento das taxas de arbitragem”, frisa.

Como promessa à nova gestão, Pitela deve auxiliar na organização dos primeiros campeonatos da temporada: o Máster e, se acontecer, o Sub-15. Depois vai se dedicar à família. “Não volto mais. A minha colaboração e dedicação eu já dei. Agora chega”, conclui

Máster

O Campeonato Amador Máster – direcionado a atletas acima dos 35 anos de idade – está com inscrições abertas na Liga de Futebol. O Arbitral está previamente agendado para o dia 12 de fevereiro. Já o início da competição deve ocorrer em 14 de março.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile