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Aplicativo 190 PR começa a funcionar em PG e região

Usuários já podem baixar o aplicativo 190 PR que passou a ser disponibilizado em Ponta Grossa e demais municípios dos Campos Gerais, atendidos pelo 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM), desde a última segunda-feira (25).

Desde a sua implantação, 120 cidades paranaenses já contam com o serviço. Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento.

"A opção do 190 continua existindo, no entanto, para a polícia será uma facilidade já que não existirá um índice alto de trotes, visto que o cidadão deverá informar todos os seus dados no momento em que baixar o aplicativo. Ele também possibilita a troca de informações com a Central de Operações em Curitiba melhorando, dessa forma, a qualidade do atendimento", destaca o tenente-coronel Leonel José Beserra, comandante do 1° BPM.

Comandante do 1° BPM, tenente-coronel Leonel Beserra, explica como funcionará o aplicativo. (Foto: José Aldinan)

 

Ocorrências

Com o aplicativo, a expectativa é de que ocorra um aumento de 50% no acionamento das ocorrências em Ponta Grossa e região. "Esperamos que haja um acréscimo das ocorrências, principalmente, naquelas que envolvem perturbação de sossego e violência doméstica. Esse aumento se dá pela facilidade que o aplicativo irá proporcionar ao cidadão. Além disso, o solicitante poderá visualizar o andamento da situação e verificar em tempo real o deslocamento da viatura", aponta o coronel.

Dados

O 190 PR conta ainda com um pacote de dados que ficará armazenado junto à Central de Operações. "Esse pacote digital poderá ser anexado ainda aos autos para a Justiça", destaca Beserra.

Outra novidade é de que o aplicativo dará a possibilidade de acionamento ao Corpo de Bombeiros. "O cidadão poderá informar se há feridos no local e se irá precisar de uma ambulância. Dessa forma, a Central de Operações irá atuar em conjunto com os bombeiros", disse o comandante.

Municípios

O aplicativo passou a operar, nesta semana, no 6º Batalhão (Cascavel e região), na região Oeste, e o 1º (Ponta Grossa), 16º (Guarapuava), 26º (Telêmaco Borba), 27º (União da Vitória) e 28º (Lapa) Batalhões da PM, além da 8ª Companhia Independente (8ª CIPM), sediada em Irati. As demais localidades receberão o serviço paulatinamente, até o final deste ano.

Usuário poderá inserir no chamado fotos e vídeos da ocorrência. (Foto: José Aldinan)

 

Para utilizar

Para a utilização da nova plataforma será necessário baixar o aplicativo gratuitamente no aparelho celular, desde que tenha o sistema operacional Android ou iOS. Após baixar, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

Com o aplicativo instalado, o usuário poderá solicitar atendimento para qualquer tipo de ocorrência. Na tela de abertura está disponível ícones para solicitações rápidas para situações de violência doméstica, perturbação do sossego e trânsito. Para os demais crimes o usuário acessará o ícone 'Outros', também disponível na mesma tela.

O usuário pode ainda inserir no chamado fotos e vídeos sobre o fato solicitado, bem como acompanhar o andamento do atendimento pela tela 'Minhas ocorrências – andamento', consultando as providências tomadas até a finalização. Caso haja necessidade, o operador policial militar poderá entrar em contato com o cidadão via chat para obter mais informações.

Acessibilidade

A ferramenta possibilita que pessoas com deficiência auditiva também solicitem atendimento de emergência pelo aplicativo. "A tendência será sempre evoluir. Uma das metas será, ainda, disponibilizar na sequência o Botão do Pânico para mulheres que têm medida protetiva", finaliza Beserra.

 

 

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